segunda-feira, abril 14, 2014

Semana Santa, Domingo de Páscoa.


Para a cristandade, uma das mais importantes comemorações. Igualmente para os judeus, que celebram o Pessach por oito dias. Para os cristãos o significado da Ressurreição (voltar à vida) de Cristo; para os judeus, a "passagem", a libertação e fuga do povo hebreu do domínio egípcio e o início de um novo tempo.
A palavra Páscoa – Pessach, em hebraico –significa passagem. Para os judeus, ela representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida. Para os cristãos, representa a passagem de Cristo pela morte, a tradição de que Jesus ressuscitou no terceiro dia após a crucificação.
A Páscoa cristã recebeu o nome da comemoração judaica porque a Paixão de Cristo aconteceu no início do Pessach – a festa judaica que dura sete dias em Israel e oito em outros países. A cerimônia conhecida como Última Ceia teria sido um Seder, o tradicional jantar realizado na véspera do início da Páscoa judaica.
Os alimentos que não poderiam faltar, no jantar da Páscoa Judaica, eram: o cordeiro assado, ervas amarga, ervas doces, pães ázimos e um molho doce. O cordeiro assado significa o sacrifício de Jahwé; as ervas amargas significam a vida sofrida dos escravos; o molho doce, significa a produção do trabalho; as ervas doces significam a salvação e o pão ázimo, a falta de tempo para poder fermentar a massa do pão, que saía do Egito. Apesar de receberem o mesmo nome, as duas celebrações não ocorrem necessariamente em datas coincidentes. A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de primavera (de outono, no hemisfério sul). Já as comemorações da Páscoa judaica têm início na primeira lua cheia do mesmo equinócio. O início do Pessach e a Páscoa cristã podem ocorrer no mesmo dia, mas isso dificilmente ocorre.
Já o ovo é uma  tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono). Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época,  as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX e os ovos doces tomaram conta da comemoração.
No século XVI surgiu a tradição do coelho da Páscoa, bem mais recente se comparada à do ovo. Por se reproduzir rapidamente, simbolizando fertilidade e vida nova, o animal foi associado à Páscoa. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. 
Mas, o mais importante de tudo isto, é tomar consciência do simbolismo dessa significativa comemoração e reformular conceitos, refazer o que está travado, visualizar e percorrer novos caminhos. Um detalhe fundamental é que essa nossa "ressurreição" ou "libertação", ao contrário dos eventos religiosos, não deve acontecer somente uma vez por ano, e sim ocorrer diariamente. Literalmente, a cada novo dia, uma nova vida.
FELIZ PÁSCOA !
CHAG PASSACH SAMEARH !

Um comentário:

  1. Então seu Dedé...

    Linda e oportuna sua mensagem. Vivemos em tempos de dominação do materialismo. Nestes momentos, de fundamental importância para nossa Fé, muitas vezes somos pegos pensando somente no lado comercial... Presentes, ovos de chocolate, viagens para aproveitar o “feriadão” e acabamos por esquecer o verdadeiro significado da Páscoa, muito bem lembrado no seu texto. Deus não nos vê como mercadoria, mas como seus filhos amados e nos dá a prova maior de amor, através da ressureição de Cristo Jesus.
    Tenha uma Páscoa abençoada pela renovação.

    Um grande abraço, Feliz Páscoa!!!

    Ps: Mas comer chocolate não fará mal nenhum também ...

    ResponderExcluir