domingo, outubro 15, 2017

O PENSADOR NO DIVÃ.

No consultório de minha terapeuta.
- Olá seu Dedé, entre, acomode-se no divã, relaxe. Tudo bem?
Enquanto ajeitava meu já desengonçado corpo, pensei: Se estivesse tudo bem, eu não estaria alí...
Mas, preferi ficar só no pensamento, e respondi:
- Vivendo e aprendendo a jogar, doutora Ana Lisa. É difícil conviver com desonestidade, desgraças, tragédias que acontecem à nossa volta e isso me entristece.
Em resposta, silêncio.– Prossegui:
- Por aqui, violência crescente, insegurança; a intolerância levando à odiosa discriminação, isso somado à endêmica corrupção, com todos os envolvidos se dizendo inocentes. Do outro lado, líderes mundiais tresloucados, insanos, ameaçam usar armas nucleares e dar um fim ao que parece não ter dado certo, a raça humana. 
Ela interrompeu:
- Compreendo sua indignação, infelizmente estamos em uma época de transição, tempos difíceis e, sem entrar no mérito das questões, entendo que cada um de nós deve fazer o melhor, independente do que acontece à volta.
Comentário mais neutro, impossível - pensei - mesmo porque, ela já havia deixado claro, o escopo da terapia é confrontar o paciente com as verdades da vida. Ainda assim, uma dúvida permanecia:
- Doutora, será que algum dia conseguiremos conviver com aqueles que achamos “diferentes”, ou o lema é “o inimigo mora ao lado”?
- Perguntas que merecem uma reflexão, mas que, de minha parte, ficam sem resposta–disse ela, acrescentando:- O que posso garantir é que nosso tempo, por hoje, terminou, sessão encerrada.
Saí de lá sentindo que nossas conversas estão ficando mais curtas; com um convite para refletir, mas com a certeza de que as respostas estão comigo e se apresentarão no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário