sábado, dezembro 06, 2014

A Festa é d'ELE.

O Natal se aproxima, mas muitos talvez esqueceram onde está sua razão de ser. Congratulamo-nos uns com os outros sem compreender o porquê, muitos já não se recordam onde está o coração dessa festa. Para o cristão, o Natal é uma das mais importantes datas do ano, simbolizando o nascimento de Jesus, o Salvador.
Comemorar, confraternizar, desfrutar com a família e amigos, abdicar do consumismo sempre exagerado à espreita, tudo isso podemos fazer. 
O que não podemos, é esquecer  aquele que está representado no presépio, o Menino Jesus. 
O presépio que não é senão uma concepção alegórica, na qual os elementos da história desempenham papéis simbólicos, inspirados por critérios de fé. 
Para encerrar esta nossa conversa e sugerir Uma boa razão para que possamos meditar sobre esse evento, basta lembrar que não se faz uma festa de aniversário, sem convidar o aniversariante, e o festejado do Natal é Jesus, o Meio Rabi da Galileia, por si só, o convidado de honra.
*****
O termo “presepium” já constava na versão latina "Vulgata" da Bíblia, uma referência natural a estábulo. A idéia dessa representação coube a São Francisdo de Assis, no século XIII, quando, para facilitar a catequese do povo, ele encenou o primeiro presépio de grandes dimensões. Até hoje, na época do Natal, essa alegoria é inspirada naquela que São Francisco idealizou.
(Fonte:  "Novo Mundo - Boletim informativo Paroquial".

Um comentário:

  1. Então seu Dedé...
    O importante no natal não são os presentes nem tampouco o luxo das festas, mas sim relembrarmos o nascimento de Jesus e o que nos diz a Bíblia em João 3:16 " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
    Para seus familiares e amigos mais um motivo de comemoração: Seu aniversário. Que o Senhor seja presente todos os dias da sua vida.
    Um abraço

    ResponderExcluir