quinta-feira, agosto 29, 2013

A TORRE DE BABEL É AQUI.

Percorrendo caminhos, navegando por mares já antes navegados, de repente me ocorreu um pensamento e veio a certeza de que a bíblica torre de babel é, na verdade, o nosso mundo. Culturas, línguas, etnias, comportamentos diferentes, formam esta “confusão” onde a humanidade está instalada. Não fosse a língua inglesa fazer o papel de comunicador universal, por ser o idioma das maiores potências e por outras razões que, no momento, não cabe discutir, nós até hoje estaríamos nos comunicando pelo gestual. E a reboque destas, digamos, elocubrações, vem a discussão sobre o nosso verdadeiro papel enquanto seguimos nossos caminhos nesta existência, a forma como encaramos esta nossa passagem.
A pergunta é inevitável: devemos ter uma visão clara de nossas responsabilidades morais e espirituais, de nossas obrigações, ou passaremos a vida reclamando de tudo e de todos, sem perceber que há uma Luz que guia nossos passos, nos mostrando o caminho? Não conseguimos enxergar o que se mostra tão claro, enfrentamos toda a sorte de reveses sem ter consciência da resposta que, talvez no inconsciente, sempre soubemos: viver é uma arte.
E a arte de saber viver está diretamente ligada ao nosso modo de encarar, primeiro, a nós mesmos, ou seja, o “conhece-te a ti mesmo”. A partir do momento em que iniciarmos a mudança de velhos conceitos arraigados, quando começarmos a nos reformar intimamente, erguendo bem acima as virtudes e sepultando os vícios, aí sim nossa existência tomará o verdadeiro sentido. 
Esse aprendizado pode ser lento, demorado, mas com a certeza de que tudo que enfrentarmos servirá de bagagem para nossa evolução. E, sem dúvida, independente de língua, cultura, etnia, é uma experiência maravilhosa essa arte, a arte de saber viver.

2 comentários:

  1. Então seu Dedé...
    Que coincidência... Sabe, numa noite insone, ainda esta semana, estive pensado muito a respeito de responsabilidades, obrigações, o que estamos fazendo aqui, o certo e o errado, o porquê de tantas coisas ... Não, não é crise existencialista. Já passei da idade. Mas sei que existe essa Luz, algo muito superior que comanda nossas vidas (apesar de Santo Agostinho dizer que as escolhas são nossas) e quando um dia acontece o que nem imaginávamos que poderia acontecer, dizemos que foi coincidência. Pois Saiba que coincidência não existe. É apenas uma forma que Deus encontrou de agir sem precisar explicar nada. Na dúvida, fico com Ele que sabe de todos os porquês. Tudo que vivenciamos é bagagem que levaremos além da nossa existência.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, pois quantas vezes nos vemos criticando uma atitude alheia que possivelmente seria a nossa se as posições estivessem alternadas, por vezes, ver o nosso defeito é sempre mais complicado do que indicar o alheio. Por este motivo é importante conhecer a natureza humana, ou melhor, a nossa natureza e ter consciência de que todos seguem um mesmo programa, o mesmo livro, o mesmo script, as vezes é importante para tentar entender este animal tido como único com consciência e supostamente mais inteligente que os demais.

    ResponderExcluir