sexta-feira, junho 07, 2013

FÉRIAS AO EGO.

Com certeza, todos nós conhecemos aquele tipo de pessoa totalmente aberta ao diálogo, sempre pronta a aceitar sugestões e opiniões: as dela, é claro...
Por isso, convido você a fazer uma reflexão e garanto que esta não é uma conversa com intuito religioso. Como seres humanos e, portanto, imperfeitos, nossa tendência é olhar para nós mesmos. Somos egoístas e, o tal do egoísmo, por sinal, anda atrelado ao orgulho. Narciso, aquele da mitologia grega, que se apaixonou pela própria imagem, exemplifica o que estou dizendo. Procuramos sempre o nosso prazer, a nossa satisfação, o que nos garanta a sobrevivência, a segurança ou a tal felicidade. Quando Jesus disse: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, estava reconhecendo como natural e legítimo o amor de cada criatura a si mesma, já que o amor é a base de todo o progresso humano e também o que fortalece nossa individualidade.
Infelizmente, muitos são dominados pelo ego ou consideram apenas o aspecto material. O nosso personalismo impede, quase sempre, que cultivemos a humildade. Seria bom lembrar que a própria humildade e mais, a tolerância, o perdão, a caridade, a paciência, alicerçam o caminho para nossa evolução espiritual. Não podemos esquecer aquilo que podemos chamar “o bom orgulho”: a realização de virtuosas ações, o bom trabalho realizado, etc. Ao contrário, o egoísmo, trava essa mesma evolução.
Você pode até não querer saber desse tipo de evolução. É um direito seu, inquestionável, todos temos o chamado livre arbítrio. Mas, permita agora que eu faça outro convite, esse bem mais prazeroso: férias. Isso... tirar férias de nós mesmos. Melhor ainda, dar férias para o nosso ego. Vamos nos arriscar em benefício do próximo (e o mais próximo pode estar aí mesmo, ao seu lado). Um olhar, uma conversa, fazer uma sondagem sobre as crises, as dificuldades. Participar, comparecer com nossa quota de fraternidade em simpatia, palavra, ação...
Assim, poderemos embarcar com destino ao desenvolvimento espiritual, evoluindo aos poucos, gota a gota, tipo medicamento sem contraindicação. O importante mesmo é ter a receita, entender a bula e compreender o verdadeiro sentido da vida.

4 comentários:

  1. Então seu Dedé...
    Difícil assumir essas férias. Quantas vezes achamos que estamos agindo pelo bem do próximo, mas o que fazemos é olhar para o próprio umbigo. "É que Narciso acha feio o que não é espelho"
    Uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  2. Tarefa das mais difíceis mas extremamente necessária.

    ResponderExcluir
  3. Permita-me um contraponto aqui. É fato, muitos são extremamente egoístas e não conseguem ver nada nem ninguém além do próprio umbigo. No entanto, há aqueles que só pensam nos outros, esquecendo de si próprios. Em benefício do próximo, acabam se anulando e deixam de ter vida própria. Portanto, entendo que nesse ponto, como em vários outros, a palavra de ordem é novamente "moderação". Ame o próximo, sim, mas também ame a si mesmo. Aliás, amar-se é condição sine qua non para amar os outros. Assim entendo. E não se deve culpar por começar a se gostar, se respeitar, se admirar. Guardadas as devidas proporções, isso só poderá beneficiar nossa relação com os outros.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Difícil tarefa...

    Um abraço.

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir