sexta-feira, março 22, 2013

O Planeta Água chamado Terra.

Liberação de gases, hidrogênio e oxigênio. Esses elementos formam a base dos vapores que, em baixa temperatura, transformam-se em nuvens que, por sua vez atraídas pela gravidade, caem em forma de chuva. É um início um tanto quanto didático para falar sobre o líquido mais precioso do mundo: a água. E por que falarmos dela? Talvez você não saiba, mas a Assembléia Geral da ONU criou, através de uma resolução datada de 22 de fevereiro de 93, o Dia Mundial da Água, a ser comemorado todo dia 22 de março, o mesmo fazendo o nosso Congresso que através de uma lei instituiu o Dia Nacional da Água.
As pesquisas mostram que o Brasil detém 12% da água doce do mundo, além de possuir o rio com o maior volume de água, o Amazonas. Mas aí lembramos do tal de aquecimento global, que traz com ele uma tendência mundial na diminuição das fontes naturais, como os mananciais, rios, lagos, lençóis freáticos, que representam apenas 0,26% de um percentual de 2,5% de água doce do mundo.  Está mais do que claro que precisamos nos conscientizar sobre o uso e conseqüente preservação dos recursos hídricos e que os governos tenham um cuidado maior na questão do saneamento e abastecimento.
O chamado planeta Terra tem 70% de sua superfície recoberta por água. Desses, 97% são água salgada. O que sobra, 3%, água doce. No corpo humano, ela está presente nos menores movimentos, tipo um piscar de olhos. Células, vasos sanguíneos, tecidos orgânicos têm e necessitam de água para um bom funcionamento e a pesquisa mostrou que, em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água no corpo.
Conclusão: não só a vida na Terra depende dela como também o corpo humano. Por isso, em boa hora a inspiração trouxe ao poeta os versos de “Planeta Água".

                  

Um comentário:

  1. Então seu Dedé...
    Sem pretensão alguma além da complementação ao seu texto... Aliás, muito oportuno.
    Existe também a questão ambiental, uma vez que apenas 1% da água do planeta é considerada totalmente potável. Essa pequena parcela própria para o consumo humano, vem sendo contaminada, poluída. A urbanização mal planejada, lixo nas ruas,contaminação por aterros sanitários mal planejados, a impermeabilização do solo nas grandes cidades, contaminação dos mananciais, uso intensivo das águas superficiais e subterrâneas ,levam a consequências trágicas. Como temos presenciado. Inundações, desmoronamentos, seca e por aí vai..
    Um alerta da escassez: Cinquenta anos. É o tempo estimado para que a metade da população conviva com a escassez crônica de água. Preocupante, não?

    Forte abraço. Até mais ler!!!!

    ResponderExcluir