sexta-feira, janeiro 04, 2013

A Vida e a Viagem de Trem

A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques com agradáveis surpresas, desembarques com grandes tristezas e alguns acidentes.
Quando nascemos, entramos e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais. Infelizmente isso não é verdade. Em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituíveis. Isso porém não impedirá que, durante o percurso, embarquem pessoas que se tornarão muito especiais para nós.  Chegam então nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!
Muitas pessoas estarão nesse trem, várias quando desembarcam deixam saudades eternas; outros, quando desocupam seu assento, sequer são percebidos. Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, o que não nos impede de ir encontro deles. É assim a viagem, repleta de sonhos, fantasias, atropelos, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. 
Façamos, então, essa viagem da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que, em algum momento, eles poderão fraquejar e nós, provavelmente, também fraquejaremos.
O grande mistério, é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos onde descerão nossos companheiros de viagem e nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
Fico imaginando se, quando descer desse trem, sentirei saudades... acredito que sim.  Deixar as amizades que fiz será no mínimo doloroso; deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste, com certeza; mas me sustento na esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal e os verei chegar. Provavelmente, eles estarão com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram, e o que me deixará mais feliz será a certeza de que, de alguma forma, colaborei para que essa bagagem tenha se tornado valiosa.

Amigo, faça com que a nossa estada nesse trem seja tranquila, compensadora, um verdadeiro processo evolutivo e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o vazio do nosso lugar deixe saudade e boas recordações para aqueles que prosseguirem nessa viagem.

(Adaptado de um texto de autor desconhecido)


5 comentários:

  1. Bonita analogia, amigo Dedé...cadas. Raul Seixas alertava "ói,ói o trem...", como você se lembra. Dessa viagem ninguém escapa. No máximo, alguns se acomodam em vagões de primeira classe, mas o destino de todos é um só. O que pode mudar, no trajeto, sem dúvida, é a paisagem. Os amigos e as pessoas queridas fazem a diferença na chegada, no convívio e na despedida. O desejo de ficar nasce da incerteza sobre o momento da partida e da dúvida que atormenta não apenas a mim ou a você, mas a própria Humanidade: para onde iremos? Em certos momentos, deixo que me invada a "certeza" de que partiremos no trem e, como os trilhos, jamais iremos nos encontrar em algum ponto qualquer do infinito. Acabou, acabou. Mas, no fundo, fica um restinho de agonia (ou seria felicidade?) causada pela expectativa de que pode não ser assim. Então, como você, Dedé...cadas, também me sustento da Esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal" para receber cada pessoa que estimo. Creio que todos pensam assim. Até os que não acreditam nisso, como eu mesmo chego, às vezes, a pensar. Porém, quando me lembro que há um Criador de todas as coisas do mundo, a "certeza" vira pó. Nossa origem e destino. "Quem vai chorar, quem vai sorrir? Quem vai ficar, quem vai partir? Ói, ói o trem..."

    ResponderExcluir
  2. Parabéns seu Dedé, perfeita analogia.

    Concordo plenamente com suas palavras. Existem passageiros que embarcam, se acomodam e seguem viagem e quando se vão, deixam um lugar vazio... Outros sobem, nos acompanham por um trecho, desembarcam e, mais adiante, voltam a embarcar para a felicidade do condutor... A vida é feita de chegadas e partidas. Tenho certeza de que, ao chegarmos à estação final, tanto você, como eu, como que nos lê, encontraremos muitos amigos, parentes, entes queridos, numa grande festa e aí sim, começará uma nova jornada sem paradas, sem estações!

    Aproveitando o início do ano (ou seria da jornada?) quero desejar ao amigo uma feliz e longa viagem neste “Trem da vida”!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Sem comentários por entender a vida desta mesma forma, iria ainda mais longe, no decorrer do trilho temos saudades de algumas estações e nem tanto de outras, mas no frigir dos ovos o importante é tentar melhorar o mundo um pouco mais do que o encontramos, pois se cada um fizer a sua parte, um dia, ele será um planeta melhor.

    ResponderExcluir
  4. Este é o grande charme desta nossa viagem,
    Chegamos nus, e vamos acrescentando a cada.estação uma peça ao nosso guarda roupas,e quando.desembarcarmos na nossa estação de chegada, que seja com a alma nua e transparente e que encontremos a nos recepcionar todos que nos antecederam,com muita festa e ai seguirmos até a hora de voltarmos, caso ainda tenhamos o que resgatar.

    ResponderExcluir