sexta-feira, dezembro 28, 2012

A ÚLTIMA DO ANO


                                                          
Era meu último encontro com a dra. Ana Lisa neste 2012. Cheguei bem antes do horário marcado, sabia que, nesta época,  ela tem uma agenda corrida  e mais curta. Minha terapeuta viaja para rever os familiares e passar as festas de fim do ano em sua cidade natal, Vacaria, no Rio Grande do Sul. Já acomodado na sala de espera, aguardei pacientemente - entre revistas antigas, café e água - pensando e refletindo sobre a inflexibilidade do tempo
.- Sr. Dedé, a doutora está à sua espera - a recepcionista me chamou à realidade.
- Bom dia - cumprimentei, entrando.
- Como vai? - perguntou minha analista, com um sorriso disfarçado. E completou, apontando para o divã- Fique à vontade.
- Está tudo bem, venho vê-la pela última vez este ano, é mais uma visita pessoal... ...cumprimentá-la pelas festas de fim de ano - eu disse.
- Ah, entendo. Se bem que, em terapia, o pessoal e o clínico estão praticamente interligados, quem vem ao consultório traz seus problemas pessoais, vem expor sentimentos.
- Verdade... Talvez eu tenha me expressado mal, mas o principal motivo é um agradecimento,  agradecer o "trabalho" realizado, os resultados positivos testemunhados por todos - afirmei com uma convicção especial -  e acrescentei:  -  também desejar um ano novo pleno de realizações em sua vida pessoal e profissional. 
- Obrigada, da mesma forma, e espero que nossas conversas tenham sido e continuem a ser um fator positivo para o senhor ter uma melhor quallidade de vida.
Dito isto, instalou-se um silêncio profundo na sala por um tempo que não sei precisar, mas que, por ser inflexível, indicou que a conversa havia terminado.
Levantei do divã, trocamos um abraço respeitoso e nos despedimos.
Ao cruzar a porta, virei para a dra. Ana Lisa e, curiosamente, comentei:
- Li, em algum lugar, que "os psicoterapeutas, os psiquiatras, são aquelas pessoas que entendem tudo o que nós dizemos,  mesmo que não saibamos o que estamos dizendo..."  É verdade?
Esboçando um sorriso, ela respondeu:
- Se não fosse, nós nunca teríamos nos conhecido... ... 

....................
O tempo. 
Ora, o tempo é inflexível, rápido e, talvez, nós envelhecemos sem perceber. A chegada de um novo ano é sempre uma nova esperança. Esperança de uma vida melhor, sonhos de prosperidade, usufruir a vida em todos o momentos. A maioria conhece a frase do poema de Horácio: "Carpem diem quam minumum credula postero". Ou seja, colha o dia ou aproveite o momento, evite gastar o tempo com coisas inúteis, aproveite ao máximo os prazeres da vida.
Mas, viver a vida, não consumi-la. 

Em 2013, saúde, muitas conquistas, paz e sucesso.:

 (Ilustração:good-wallpapers)

2 comentários:

  1. Boas festas e boas ferias, Doutora!
    Dedé, não sei como mas terá que se superar neste intervalo forçado.



    Postado por Antônio Viviani no blog Dede Gomes em 28 de dezembro de 2012 15:48

    ResponderExcluir
  2. É importante dizer que o tempo é inflexível, a vida é corrida, mas as pessoas queridas são eternas em nossas mentes e o tempo, neste caso, passa com maior vagar. Que neste ano que se inicia tenhamos todos aqueles que temos em elevada estima em nossas mentes para, no mesmo momento, emanarmos pensamentos positivos desejando de coração um Ano Novo repleto de realizações para todos.
    Forte Abraço e parabéns pelo trabalho sensacional com a Dra. Ana Lisa.

    ResponderExcluir