terça-feira, novembro 23, 2010

A felicidade no divã da Dra. Ana Lisa.
      
Quebrando o silêncio que já se fazia presente há alguns segundos na sala, comentei com minha psicanalista:
- Dizem os mais velhos, que quanto mais se vive mais se aprende e essa é, por assim dizer, uma verdade verdadeira, não doutora Ana Lisa?
 - É mais ou menos isso, como vivendo e aprendendo a jogar- ela disse -mas vamos direto ao ponto seu Dedé, qual é o problema agora?
- Não sei se é problema, mas digo isso porque quando achamos que nada de novo poderá acontecer...
- E qual é a novidade? – ela perguntou.
- A senhora deve estar sabendo da última entre os nossos congressistas em Brasília, não? Estão querendo que a felicidade seja um direito constitucional! Será que eles não têm nada mais importante para tratar?
- Calma – e é claro que eu estava ali exatamente para me acalmar – e ela insistiu - Relaxe. Vamos conversar melhor sobre isso.
- Ah, e tem mais... um dos argumentos que estão utilizando, é afirmar que muitos países já têm a felicidade como um direito civil. Ora doutora, nem sempre o que é bom para os outros, será bom para nós!
- Concordo, em parte. – E antes que eu pudesse argumentar novamente, ela prosseguiu:
- Talvez o senhor não tenha entendido bem, mas na verdade, foi apresentada uma emenda à Constituição, onde é dito que saúde, educação, trabalho e outros direitos sociais são essenciais à busca da felicidade. É isso, somente isso.
Enquanto a doutora explicava, eu pensava em como ela era bem informada, porque, cá entre nós, esse assunto  nada tinha a ver com a psicanálise. E não resisti:
- A senhora me surpreende doutora!
- Como assim? – perguntou, curiosa.
- Surpreende pelo seu conhecimento sobre os mais diversos assuntos.
- Obrigada, seu Dedé. Mas é preciso estar – como dizem atualmente – "antenada" em diferentes áreas, para poder dialogar e dar um suporte aos pacientes.
- Entendo... e já compreendo melhor essa proposta, mesmo porque – e aí também fui didático - sendo um sentimento subjetivo, cada um de nós tem uma forma própria de explicar essa tal felicidade.
- Verdade. Agora foi o senhor que me surpreendeu – disse ela, ao mesmo tempo em que se levantava da poltrona, num claro sinal de que nossa conversa estava terminada. - Até a próxima seu Dedé.
- Obrigado.

Ao sair, dei uma olhada para o céu. Era uma tarde de novembro, sem chuva. Brancas nuvens em forma disforme se espalhavam preguiçosamente sobre o céu azul. Leve brisa soprava por cima das copas das árvores provocando tremores nas folhas, talvez receosas de caírem ao chão. Por outras vezes, o branco dos cirros desaparecia como a brincar de esconder, deixando à mostra somente o azul infinito, indecifrável, misterioso. Um quadro que a natureza nos pinta e que, imperceptivelmente, emoldura nossos dias.
Isso, para mim, representa felicidade.
E para você?




2 comentários:

  1. Amigo Dedé, a felicidade está no simples, nas coisas que amamos e temos a benção de viver. Felicidade para mim é poder chegar à praia da nossa Santos, olhar aquele mar, morro, céu, agradecer a Deus por tudo e desfrutar de uma caminhada na beira, com o sol esquentando meu corpo e me trazendo energia. Poder fazer isso é a mais pura felicidade, como estar ao lado das pessoas que amo e vê-las bem. Quanto ao decreto, meu Deus, tudo isso, saúde, educação, proteção, enfim, qualidade de vida, deveria ser realidade absoluta e não decreto ou favor. Quem sabe um dia.........

    ResponderExcluir
  2. Oi Dedé!

    Você escreve como um escritor de romances espíritas.
    Impossível não gostar.
    Que coisa linda.
    Então pra mim felicidade é tudo isto e muito mais.
    Não tem preço acordar do lado da pessoa que você ama.
    Sair para passear com os sobrinhos.
    Fazer caminhada no lindo parque do Ibirapuera.
    Sentir a brisa do mar nos finais de tarde.
    Olhar o céu azul mesmo com algumas nuvens brancas.
    E as noites de lua cheia ou nova são divinas.
    Me faz feliz também chegar ao escritório abrir o e-mail e ver que existe pessoas com o dom de escrever.
    Escrever coisas belas como as que você escreve.
    Ai meu deus tem tanta coisa que me faz feliz.
    Mas vou ficar por aqui se não seu blog ficara sobrecarregado.
    Parabéns pela linda inspiração.

    Um abraço,

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir