sábado, maio 22, 2010

 Bactéria sintética: a que é sem nunca ter sido.
Justamente na semana em que o meu Santos F.C. havia eliminado o Grêmio da Copa do Brasil, voltei ao consultório da dra. Ana Lisa, minha terapeuta gaúcha. Lembro desse detalhe simplesmente porque ela é fanática torcedora gremista e, a caminho do consultório, fiquei imaginando como seria recebido... Ao entrar  na sala fui logo dizendo:
- Bom dia doutora e espero que a derrota do seu Grêmio não a tenha deixado muito abalada - falei com uma ponta de sarcasmo - e acrescentei: são coisas do esporte... é assim mesmo... um dia ganha outro perde...
- Por favor sr. Dedé, este não é o momento, só posso dizer que o Santos abusou. E imediatamente sentou-se e sinalizou para que eu me acomodasse no divã.
- Certo doutora - e fiquei em silêncio. Depois de alguns segundos, voltei a falar:
- Quando penso que estou melhorando, que estou ficando mais equilibrado, vêm à tona assuntos que provocam questionamentos, deixando em dúvida certos valores que pareciam definitivos. Também fico com receio de comentar essas minhas dúvidas...   
- Seu Dedé, acho que o sr. já deveria saber que o consultório da psicanalista é o local para o paciente trazer todo tipo de questão, seja ela pessoal existencial ou profissional - foi logo esclarecendo - e prosseguiu: o que está o incomodando desta vez?
- Bem, primeiro foi aquela história da ovelha clonada, a Dolly, e agora essa nova descoberta científica - estava me referindo à criação artificial da primeira célula viva - isso me leva a questionar até onde a inteligência humana poderá chegar.
- Verdade, a evolução não tem limites, segue constantemente em busca de novos conhecimentos. Nesse caso, até onde eu sei, haverá a possibilidade da produção de organismos artificiais, com múltiplas aplicações, permitindo quem sabe, compreender melhor os mecanismos da vida e, entenda, tudo isso através de uma célula viva sintética, derivada de um cromossomo sintético, com o auxílio do computador!
- É... mas é difícil, é demais para nós, leigos, que só conhecemos a forma de dar vida procriando. Chega até a assustar essa possibilidade de produzir o que chamam de vida artificial, ainda mais se essa descoberta for utilizada para outros fins, tipo bioterrorismo...
- De qualquer forma - sentenciou a doutora - a capacidade da inteligência humana é admirável e entendo que, mesmo com receios éticos e religiosos, o benefício da humanidade será sempre o foco principal.
- Esperamos que assim seja doutora, que assim seja e, melhor ainda se essas cabeças geniais da comunidade científica conseguissem descobrir e dizimar aos quatro cantos, mesmo que sintética e artificialmente, a bactéria "Pacificu mundus". Aí sim, estaríamos evoluindo para o bem.
- Até a próxima seu Dedé.
Mas antes de sair, rapidamente emendei:
-Quanto ao futebol, a senhora tem razão, o Santos realmente abusou: aproveitou-se das defesas adversárias, aproveitou-se do futebol pragmático do Grêmio e aproveitou-se até dos locutores que se cansaram de gritar gol...
- Boa semana doutora.

3 comentários:

  1. Anselmo disse
    Realmente, a bactéria criada passa a ser a bola da vez, vemos cada vez mais que o homem “continua indo onde nenhum homem já mais esteve”, emprestando os dizeres daquela famosa série de TV. E o que farão com isto? Com esta informação? O que será daqui para frente? Bioterrorismo, aplicações farmacêuticas, aplicações biológicas no que se refere a limpeza dos rios e mares etc. Oras, estas mesmas perguntas são feitas todos as vezes que o homem da um passo nos caminhos onde nunca esteve. Foi assim com as máquinas a vapor, com a telefonia, com o avião, com a bomba nuclear, celular, internet e tantas outras. Sempre o desconhecido é perigoso, duvidoso, confuso, até que passa a ser uma parte de nossa vida, atingindo o status de coisa normal da vida, onde ficam desprezadas todas as coisas úteis que utilizamos e que só tem valor para nós quando não estão funcionando perfeitamente. Acredito que a amalgama que esta além da compreensão humana, aquela que guia todas as coisas da natureza que foge à captação da humanidade, não deixará, como de fato não deixa, que o homem saia do seu local de possibilidade, da sua área restrita de manipulação. Por mais que se saiba e que se descubra, ainda acho que tem algo maior que vela por nós, que limita a compreensão, até para se assegurar que o mesmo homem que descobre que inventa não perca seus limites e acabe se exterminando de uma vez por todas.
    Anselmo

    ResponderExcluir
  2. Oi Dedé,
    É eu tambem fiquei bem assustada com mais uma descoberta da ciência.
    E você foi bem sarcástico com sua medica né... Risos.

    um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Esse é o Dedé!!!! hahahaha
    mas nada de Santos....TRICOLOR, Dedézinho, TRICOLOR!
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir