sábado, março 20, 2010

O Planeta Água chamado Terra.

Liberação de gases, hidrogênio e oxigênio. Esses elementos formam a base dos vapores que, em baixa temperatura, transformam-se em nuvens que, por sua vez atraídas pela gravidade, caem em forma de chuva. É um início um tanto quanto didático para falar sobre o líquido mais precioso do mundo: a água. E por que falarmos dela? Talvez você não saiba, mas a Assembléia Geral da ONU criou, através de uma resolução datada de 22 de fevereiro de 93, o Dia Mundial da Água, a ser comemorado todo dia 22 de março, o mesmo fazendo o nosso Congresso que, através de uma lei, instituiu o Dia Nacional da Água.
As pesquisas mostram que o Brasil detém 12% da água doce do mundo, além de possuir o rio com o maior volume de água, o Amazonas. Mas aí lembramos do tal de aquecimento global, que trás com ele uma tendência mundial na diminuição das fontes naturais, como os mananciais, rios, lagos, lençóis freáticos, que representam apenas 0,26% de um percentual de 2,5% de água doce do mundo. Daí está mais do que claro que precisamos nos conscientizar sobre o uso e conseqüente preservação dos recursos hídricos e que os governos tenham um cuidado maior na questão do saneamento e abastecimento.
O chamado planeta Terra tem 70% de sua superfície recoberta por água. Desses, 97% são água salgada. O que sobra, 3%, água doce. No corpo humano, ela está presente nos menores movimentos, tipo um piscar de olhos. Células, vasos sanguíneos, tecidos orgânicos têm e necessitam de água para um bom funcionamento e a pesquisa mostrou que, em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água no corpo.  Conclusão: não só a vida na Terra depende dela como também o corpo humano. Por isso, em boa hora a inspiração trouxe ao artista os versos de “Planeta Água”.

Veja e ouça.

Um comentário:

  1. Grande Dedé, primeiro parabéns pela segunda página. Bem legal a idéia de destacar as "dicas culturais" em outra parte. Em segundo, o planeta água também poderia ser o planeta cerveja...ehhehe
    abs

    ResponderExcluir