domingo, janeiro 24, 2010

O SOM DO SILÊNCIO.
“Cada vez que nossos lábios cedem ao impulso da queixa, quase sempre estamos simplesmente julgando a vida que nos é própria. Observa, assim, em ti mesmo e deixa que a consciência te vigie a palavra.
Em toda conversação, na qual sejamos induzidos a examinar o comportamento do próximo submetido à censura alheia, vasculhemos o íntimo, concluindo se não teríamos praticado incorreções iguais ou maiores no lugar dele. E, em todas as circunstâncias, não nos esqueçamos de que, em nos queixando de alguém, estaremos intimando, automaticamente, a nós mesmos a viver em nível mais alto e a fazer coisa melhor.”
Emmanuel, por Chico Xavier, no livro “Palavras de Vida Eterna”.


Desnecessário acrescentar palavras, conselhos, profundas divagações. A convocação a nos aperfeiçoarmos a cada dia, vigiando nossos atos e nossas palavras, está reluzindo acima tal qual o sol em águas cristalinas. Vamos então nos abstrair do mundo exterior e, como dizem os mestres esotéricos, ouvir aquela voz que  -segundo a crença de cada um de nós-  poderá ser de um ente superior, do seu anjo da guarda, do seu mentor, do seu “eu” interior ou de sua intuição. Ela vai nos incitar a esse aperfeiçoamento. É um aprendizado que ninguém poderá nos ensinar. Sabe por que? Porque o máximo que uma pessoa conseguirá  passar é uma informação e só a informação não basta. É necessário que o som do silêncio nos traga as “palavras” que são emanadas e fluem no ar e que só, cada um de nós, poderá ouvir. Só saberemos e conheceremos  quando vivenciarmos, quando sentirmos diretamente o que o som do silêncio está dizendo. A propósito, você deve conhecer esta frase:  “Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça!”*  É uma experiência fantástica.




 *(Marcos 4: 9)

 Simon e Garfunkel

2 comentários:

  1. Anselmo disse
    Acredito que o ato mais difícil da existência humana é de não ceder à vontade imensa de questionar ou de criticar, não no intuito de melhorar, mas no intuito meramente critico de ações alheias sem o menor comprometimento com a melhoria de um suposto bem comum ou até do próprio individuo criticado. Temos sempre a vontade intima de criticar no sentido de punir de alguma forma o indivíduo que por vezes, esta munido de boas intenções, e aos nossos olhos, por intima e interior inveja de ser incapaz de fazer o que se critica, cedemos ao impulso da critica maliciosa que certamente não alterará o ato, mas nos trará a falsa sensação de um dever cumprido lançando duvidas aos demais se de fato faríamos melhor naquele mesmo contexto. E isto é ser Humano, ser de carne e osso, ser um ente que vive, que é ligado aos vícios da forma terrena. Mas o lado bom desta vida é que temos sempre a oportunidade de melhorar, de tentar aprender com os erros e de tentar fazer de uma forma diferente. Acredito ser esta a grande beleza de ter um intelecto que nos capacite a reconhecer o erro e poder ter a humildade, tão difícil nos dias de hoje, de reconhecer o acerto alheio diminuindo as asperezas deste ente de chamamos de Ser Humano, embora não seja esta uma tarefa fácil, mas imprescindível de tentarmos de uma forma corriqueira e eterna.

    ResponderExcluir
  2. Dedé Gomes,

    Sempre adorei a sua voz.
    É simplemente linda.
    Confesso que não sabia que vc tinha um blog.
    Estou encantada com as coisas lindas que você
    escreve.

    um abraço de uma ouvinte fiel da bandeirantes.

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir