segunda-feira, março 22, 2021

DE HUMANOS E HUMANOIDES

                                     

Há mais de um ano eu não visitava minha terapeuta, a doutora Ana Lisa. Primeiro, devido à essa terrível epidemia e segundo, porque ela só estava atendendo virtualmente e, o pior, não aceitava mais o convênio... Mas agora com o retorno ao atendimento presencial e os protocolos exigidos, fui ter uma “conversa olho no olho”, melhor dizendo, eu acomodado no divã e ela, com os olhos e ouvidos bem atentos, sentada atrás. 
E,sem mais delongas, ela perguntou:- Então, seu Dedé, como tem sido seu comportamento frente a esse quadro pandêmico? Houve ou há algum reflexo depressivo?
Pensei um pouco antes de responder. – Sim, mas nada muito grave – disse, – “apenas” que, além dessa pandemia,  estou desempregado e passo os dias pensando, meditando, pensando, meditando...
 –Entendo – murmurou ela – interrompendo minha fala.- e prosseguiu: - Desemprego, coronavírus, quase confinado em casa, realmente é preocupante. - Pois é doutora –prossegui, - mas além de tudo isso, o que mais me intriga, o que mais me deixa indignado...- ela me interrompeu mais uma vez.
– Meu instinto feminino, mais o conhecimento psicológico, me diz que o senhor vai se referir ao não planejamento, por parte das autoridades, para combater, enfrentar e minimizar os efeitos do vírus na população, é isso?
Ela praticamente “leu” meus pensamentos.- Isso, e não é só isso infelizmente, – e o tom de minha voz foi-se alterando. –Estamos chegando quase a 295 mil mortes em nosso país e aí lhe pergunto: a senhora já ouviu ou viu o presidente, chefe da Nação, fazer algum pronunciamento lamentando e se solidarizando com as famílias que perderam seus entes queridos? Ouviu alguma palavra de conforto a essas famílias, mesmo que fosse protocolar?  E sem tomar fôlego, continuei: - O escárnio total aconteceu quando ele satirizou uma pessoa com falta de ar..... A senhora chegou a ver esse vídeo” 
Não, - disse a doutora Ana Lisa, e acrescentou: há pessoas que não têm ou sentem empatia por algo ou alguém, não conseguem se colocar no lugar do outro. À luz da psicanálise, é um estado de espírito no qual a pessoa não se identifica com outra, me arrisco a dizer que é um ser não senciente, entende seu Dedé?
-Ah, sim... - E fiquei a pensar com meus botões que, no momento, não queria nada didático sobre psicoterapia ou psicologia.
Repentinamente, ela interrompeu meu pensamento.
- Por hoje é só, infelizmente nosso horário terminou. Por favor, passe na recepção e agende um novo encontro. Até mais.
- Até, doutora.
Já na calçada, voltei aos meus botões e concluí que alguém que não consegue se sensibilizar com a dor e sofrimento do próximo, está fora do que se entende por sociedade já que – acho que li em algum artigo – a solidariedade faz parte do “homo sapiens” e seria uma garantia para a sobrevivência da espécie.
Enfim, assim caminha a "humanidade".

NOTA: HOJE e SOMENTE HOJE, 23/03/2021, QUANDO CHEGAMOS AO TRÁGICO NÚMERO DE 298 MIL MORTOS, O PRESIDENTE SOLIDARIZOU-SE COM AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DO CORONAVÍRUS.

8 comentários:

  1. Belíssimo texto! Belíssima reflexão! E infelizmente você tem razão, a solidariedade passa longe muitas vezes!
    Carol, a filha do Verdadeiro!

    ResponderExcluir
  2. Fase lamentável, mas tudo passa.
    Carlos Ruiz, Irmão do Verdadeiro

    ResponderExcluir
  3. Fase lamentável, mas tudo passa.
    Carlos Ruiz, Irmão do Verdadeiro

    ResponderExcluir
  4. Fase lamentável, mas tudo passa.
    Carlos Ruiz, Irmão do Verdadeiro

    ResponderExcluir
  5. Meu caro e querido amigo/irmão. Realmente é notória a insensibilidade de alguns seres, dito humanos, com que convivemos ou "contemplamos" no nosso dia a dia. Todavia, minha crença e minha experiência dos meus 70 anos, me mostram e me mostrarão, que o tempo e as intempéries da vida nos ensinam muitas coisas que, no transcorrer de nossas vidas, julgamos e nos arrependemos de nossas atitudes. Como vc bem disse: "Assim caminha a humanidade"
    RIVA
    E.T. Parabéns pelo seu blog!!!

    ResponderExcluir