terça-feira, novembro 18, 2014

O SOM DO SILÊNCIO

Emmanuel, por Chico Xavier, no livro Palavras de Vida Eterna, recomenda: “Cada vez que nossos lábios cedem ao impulso da queixa, quase sempre estamos simplesmente julgando a vida que nos é própria. Observa, assim, em ti mesmo e deixa que a consciência te vigie a palavra.
Em toda conversação, na qual sejamos induzidos a examinar o comportamento do próximo submetido à censura alheia, vasculhemos o íntimo, concluindo se não teríamos praticado incorreções iguais ou maiores no lugar dele. E, em todas as circunstâncias, não nos esqueçamos de que, em nos queixando de alguém, estaremos intimando, automaticamente, a nós mesmos a viver em nível mais alto e a fazer coisa melhor.”

Desnecessário acrescentar palavras, profundas divagações. Somente reafirmar que a invocação a nos aperfeiçoarmos a cada dia, vigiando nossos atos e nossas palavras, está reluzindo no texto tal qual o sol em águas cristalinas. 
Vamos então nos abstrair do mundo exterior, nos recolher e ouvir aquela voz que - segundo a crença de cada um - poderá ser a de um ente superior, do anjo da guarda, do seu “eu” interior, a sua intuição. O "silêncio" vai nos revelar o que fizemos de certo ou de errado, vai nos ensinar a planejar, vai nos dizer o que deixamos de fazer. Essa voz vai nos incitar a um autoaperfeiçoamento, a um aprendizado que ninguém poderá nos ensinar. Sabe por que? Porque o máximo que uma pessoa conseguirá passar é uma informação e só a informação não basta. É necessário que o som do silêncio nos traga as “palavras” que são emanadas e que, só cada um de nós, poderá ouvir. 
Só saberemos e conheceremos quando vivenciarmos, quando sentirmos diretamente o que o som do silêncio está dizendo. A propósito, você deve conhecer a frase: “Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça!” Vamos dar uma chance ao silêncio, ele vai nos ajudar a manter nossa vida em equilíbrio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário