sexta-feira, agosto 29, 2014

TERAPEUTICAMENTE CORRETO

- Olá seu Dedé, entre, tudo bem? Acomode-se no divã.
Enquanto ia me ajeitando, pensei com meus botões: Se estivesse tudo bem, eu não estaria alí... Mas fiquei só no pensamento e respondi:
- "Vivendo e aprendendo a jogar", doutora Ana Lisa. Fica difícil conviver com tantas desgraças, tragédias que acontecem à nossa volta, isso me entristece.
Em resposta, silêncio. – Prossegui:
- Os conflitos na Ucrânia, Iraque, Israel e Palestina chamam a atenção do mundo, imagens chocantes desse inegável absurdo que tira vidas humanas tal qual objetos descartáveis. Por aqui, a violência crescente, a falta de educação de boa parte das pessoas levando à odiosa discrimição, ao preconceito.
Ela interrompeu: 
- Compreendo sua indignação e chego mesmo a filosofar, pensando que a criação da raça humana não deu certo... Infelizmente, estamos vivendo uma época de transição de valores e é preciso que cada um procure fazer bem a sua parte.
Cada vez mais inquieto, perguntei:
- Mas doutora, por que a paz é tão difícil?
- Difícil dizer, seu Dedé. Entendo que nossas atitudes possam, sim, promover paz e esperança. Nos conflitos internacionais, é evidente que há os interesses econômicos ocultos, mas a resolução não deveria passar pelo derramamento do sangue de inocentes.
- Pois é, quem sabe aonde chegaremos com tanta intolerância e violência. Será impossível conviver com o “diferente”? Ou o lema é “o inimigo mora ao lado”?
- Perguntas que merecem uma reflexão, mas que poderão ficar sem nenhuma resposta - e sorrindo, acrescentou: - O que posso garantir é que nosso tempo, por hoje, terminou, sessão encerrada. 
Saí de lá bem melhor do que quando cheguei e com uma certeza que só fez bem: além dos conhecimentos inerentes à terapia, conheci o lado politicamente correto da doutora Ana Lisa.

(Ilustração: On-Line Consulting, Therapy & Psychoanalysis)

 

Um comentário:

  1. Então seu Dedé...
    Até a Dra Ana Lisa tem dificuldade para explicar perguntas que poderão ficar sem resposta. Talvez a mais correta é aquela que encontramos em um dos ensinamentos de Jesus: "amarás teu próximo como a ti mesmo". Não é fácil? Sei que não é... Talvez se tentarmos mais um pouco...
    Um abraço e PAZ

    ResponderExcluir