domingo, junho 22, 2014

AS FESTAS JUNINAS.


Talvez você não saiba, mas a origem das comemorações desta época do ano, as chamadas Festas Juninas, é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão,   o dia mais longo e a noite mais curta do ano, 21 ou 22 de junho. Os celtas e os egípcios organizavam rituais pedindo fartura nas colheitas.
No hemisfério sul, simetricamente, ocorre o solstício de inverno. Trazidas pelos portugueses para o Brasil, no período colonial, as festas receberam inicialmente nome de “joaninas”, referente a São João, posteriormente “juninas”, porque acontecem em junho, quando três santos católicos são homenageados: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). 
Considerado o “Santo Casamenteiro”, Santo Antônio é o primeiro homenageado do mês. São João, o “santo festeiro” tem em seu dia muitas festas, com danças e símbolos: a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha. Já São Pedro, pescador do lago de Genezareth e apóstolo, é cativado e homenagedo pela sua história pessoal, de origem humilde, visto como fundador da Igreja Católica e o primeiro Papa.

Um comentário:

  1. Então seu Dedé...
    Gosto das Festas Juninas. Me trazem boas recordações da adolescência. Tem sabor de maçã do amor e quentão, tem cheiro de fogueira e pipoca fresquinha, tem alegria e música danada de gostosa. Tem como não gostar?
    Um abraço. Curta as Festas. Mesmo que estejam camufladas pela Copa

    ResponderExcluir