sábado, novembro 03, 2012

A SEGURANÇA SEGURA.


- Ué seu Dedé, falando sozinho? Bom dia.
Era a dra. Ana Lisa, minha terapeuta, me chamando à razão. Já estava acomodado no divã (a recepcionista havia liberado minha entrada na sala) meditando e, sem perceber, pensando em voz alta.
- Bom dia doutora, respondi e expliquei: essa escalada de violência já fez 162 mortes desde o início de outubro, entre essas 89 PMs, ônibus incendiados e o governo do estado, através do Secretário de Segurança, diz que tudo está sob controle, que não há uma guerra entre a bandidagem e a polícia...
- Compreendo, mas esses acontecimentos não deveriam interferir em seu comportamento.
- Mas interfere sim, e não só no meu. As pessoas passam a se sentir acuadas, com medo, prisioneiras em suas casas.
Enquanto eu falava, minha psicoterapeuta já havia se colocado à retaguarda do divã, rabiscando anotações que só ela poderia decifrar. E disse:
- Feliz ou infelizmente, as autoridades rezam pela mesma cartilha, com declarações que tentam minimizar os fatos, talvez para não espalhar o pânico.
- Para que não se instale o pânico, tudo bem. Mas, esconder a verdade, tentando distorcer uma realidade que todos veem e sentem, não é certo. Ainda mais, doutora, quando o que é dito é feito de maneira arrogante. - E acrescentei:
- Até parece que o Secretário teve algumas aulas com o candidato derrotado...
- Bem, seu Dedé, não vamos entrar em detalhes políticos. Ideologias não fazem parte da psicoterapia, se bem que, às vezes, podem levar à loucura.  
Era evidente que a dra. Ana Lisa não estava gostando nada do rumo que a conversa estava tomando e resolvi mudar de assunto. Virando a cabeça, tentei dar uma olhadinha de soslaio, dizendo:
- Vou falar sobre beleza... 
- Beleza? 
- Isso. Mas a beleza e os seus dois lados, aquele que inspira os artistas e o que a torna violenta, destruidora...
- Não entendi - ela me interrompeu denotando surpresa. - Será que foi alguém que o senhor conheceu, alguma musa que apareceu em seu caminho?
- Não, não é nenhuma mulher que esteja me tirando o sono... mesmo porque, como muitos dizem, "eu já fui bom nisso"...
A doutora balbuciou um "hum, hum" e percebi que se reposicionou na poltrona.
- Estou falando da linda, da belíssima Natureza, que muitas vezes exibe seu lado destruidor, no caso, esse furacão lá nos Estados Unidos que, por sinal, tem nome feminino, Sandy.
- Ah... sei - ela disse, esboçando um sorriso e sentenciando: - O ser humano nunca terá como vencer a força, o poder que ela tem. O tanto que ela nos encanta é igual ao domínio que tem sobre  nós.
- Infelizmente, continuamos a agredi-la, tomando espaços, invadindo áreas de preservação, poluindo - e esclareci - não é o caso dessa catástrofe natural,  mas precisamos ter consciência de que tudo que  fizermos contra ela, nos será cobrado. 
- Com certeza. O senhor está ecologicamente correto e percebo, bem mais calmo depois desta nossa conversa.
- Bem, é exatamente para isso que há algum tempo deito neste divã: colocar meus pensamentos para fora, "libertar meus fantasmas" e, graças à doutora, estou conseguindo.
- Nosso tempo, por hoje, acabou - ela disse, já de pé, encerrando a consulta não sem antes guardar, em segurança, aquele indefectível bloquinho de anotações.
- Até a próxima - me despedi, atravessando lentamente a porta em direção ao mundo real.
   

4 comentários:

  1. É, seu Dedé... A coisa não está fácil não. Não bastasse a natureza, lá pros lados dos Estados Unidos, cobrar as agressões que os homens à submetem, a violência descabida impera cada vez mais no nosso estado e especialmente na Baixada Santista. É triste assistir aos noticiários e ver pais de família serem assassinados pelo fato de vestirem uma farda. Enquanto o governo estadual negar pedido de ajuda e o governo federal fingir que quer ajudar, num jogo descaradamente político partidário, ainda teremos muitas notícias tristes.
    Grande abraço

    Ah! Sim.. Gostaria de pedir um favor ao amigo. Poderia, na próxima vez que voltar à Dra Ana Lisa, marcar uma consulta pra mim? Desculpe usar sua influência mas, está difícil marcar um horário.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dedé!

    Sua preocupação não é a toa.
    Eu também acho que eles estão escondendo muita coisa.
    Tenho parentes policiais e você não tem ideia do quanto nossa família esta preocupada.

    Um abraço,

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir
  3. Seu Dedé,
    Relaxe! Falar sozinho não é sinal de loucura nem de avanço da idade...
    Os fatos do mundo real têm chocado a todos nós e,em meio ao medo e à indignação, é natural que nos peguemos pensando em voz alta, como se tentássemos explicar a nós mesmos o inexplicável...
    Esse mal-estar se dá principalmente por nossa impotência diante de tais fatos. No entanto, o que se pode fazer se nem mesmo nossa segurança pública se mostra competente para lidar com a questão???

    ResponderExcluir
  4. É seu Dedé, se com o pinto a coisa tava feia, sei não se o Grella vai dar jeito!

    ResponderExcluir