domingo, outubro 28, 2012

ALEA JACTA EST



O antes...
É hora de escolher. E seja em qualquer situação, é sempre um momento dificil. Será que é isso mesmo que queremos? Será que estamos fazendo a melhor escolha? 
Não tenho competência, muito menos pretensão de ser um analista político,  mas nesta nossa conversa iniciada em pleno dia de votação e com o quadro atual das opções apresentadas, esta decisão necessariamente será feita pelo "menos pior".
Vamos aguardar o resultado das urnas para, então, comprovarmos o que foi dito. Ou não...
ALEA JACTA EST , A sorte está lançada!

E o depois...
E chegando ao fim a apuração em São Paulo, pode-se dizer, ideologias à parte, que a derrota do candidato José Serra deve-se muito à sua imagem de arrogância, prepotência e "sinceridade". Além disso, o PSDB não soube inovar suas lideranças, são sempre os mesmos e o distanciamento em relação às classes menos favorecidas é evidente. "O PSDB precisa voltar a ter uma atitude próxima do que o povo está sentindo; o partido vai precisar de renovação". São palavras textuais do maior líder do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e que, por mistérios insondáveis da política, esteve praticamente ausente da campanha de José Serra.
Some-se a isso, a violência crescente em São Paulo (só neste fim de semana, mais de 40 pessoas foram baleadas), com o governador Alckmin insistindo em negar que haja "uma guerra entre bandidos e a polícia" e atribuindo essa escalada às ações "para cortar o fluxo de dinheiro do crime organizado", descartando inclusive a troca do Secretário da Segurança Pública.
O resultado das urnas pode ser entendido como um alerta às lideranças tucanas e uma resposta à violência sem fim na capital paulista.




2 comentários:

  1. Então seu Dedé...
    Tudo na vida é uma questão de escolha (como dizia nosso amigo Santo Agostinho). O tal do livre arbítrio.
    Fato é que, ao fazermos a escolha de um caminho, deixamos para trás muitas possibilidades que jamais saberemos se seria o certo, o errado, o melhor ou o menos pior. Coisa doida, não?
    Não faço parte do rol de eleitores paulistanos mas, desejo, do fundo do meu coração, que tenha sido escolhido, neste domingo, o melhor ou o menos pior para governar esta cidade (quase um estado de tão grande e rica que é), onde vivem pessoas muito importantes na minha vida.
    Como disse, ALEA JACT EST!

    ResponderExcluir
  2. Então seu Dedé...
    Complementando. Li em algum lugar que quase um terço dos eleitores, cerca de 2 milhões e seiscentas mil pessoas, ou não foram às urnas (20%) ou votaram em branco(4,34%), ou anularam o voto (7,26%), isto é deixaram os outros escolherem o prefeito da Capital do Estado de São Paulo. O argumento de que nenhum candidato merecia o voto não impediu que alguém fosse eleito prefeito. No Big Brother Brasil votam milhões de "eleitores" para mandar um HERÓI DO BIAL para o paredão. E pagam para votar. No dia em que a maior parte dos cidadãos tiver menos interesse no BBB (e outras obras culturais da TV) do que na política que precisa de pessoas do bem para ocupar o espaço aberto às pessoas do mal) haverá menos queixa e mais direito de cobrar.
    Deixo um abraço

    ResponderExcluir