quarta-feira, abril 04, 2012

Páscoa

 
Semana Santa, Domingo de Páscoa.

Para a cristandade, uma das mais importantes comemorações. Igualmente para os judeus, que celebram o Pessach por oito dias. Para os cristãos o significado da Ressurreição (voltar à vida) de Cristo; para os judeus, a "passagem", a libertação e fuga do povo hebreu do domínio egípcio e o início de um novo tempo.

Essa introdução, por analogia, vai ao encontro de uma conversa que gostaria de ter com você. Com certeza, todos nós já percebemos que, a cada dia, temos a oportunidade de recomeçar, mas, por acomodação ou um enfoque errado, continuamos na mesmice. É aquele "cotidiano" que o Chico Buarque já colocou em letra e música, lembra?

Por que então não aproveitarmos o simbolismo inerente a estas comemorações? Reformular conceitos, refazer o que está travado, visualizar e percorrer novos caminhos.
Um detalhe fundamental é que essa nossa "ressurreição" ou "libertação", ao contrário dos eventos religiosos, não deve acontecer somente uma vez por ano, e sim ocorrer diariamente. Literalmente, a cada novo dia, uma nova vida.  
A Páscoa e o Pessach - Ressurreição e Libertação - um simbolismo que nos fará iniciar uma nova caminhada, um novo tempo para todos nós. 
Feliz Páscoa!









2 comentários:

  1. Dedé.
    Bom dia!

    Sabe o que me deixa feliz.
    É saber que nosso mundo não esta perdido, e que ainda encontramos e convivemos com pessoas como você.
    Que nos passa uma energia maravilhosa.
    Feliz páscoa e bom feriado.



    Um abração.

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir
  2. Então seu Dedé...
    Dizem que Deus nos deu três grandes dons, entre outros tantos pela sua benigtude: a vida, o amor e um recurso chamado recuperação. Creio em todos, é claro, mas este último, a recuperação, me faz pensar... A gente se recupera, sim,por mais difícil que possa parecer no momento da dor, da perda, da queda. Recuperar-se é enxergar de novo a luz, é voltar a sentir o prazer, a vontade de viver, sem culpas. A cada novo dia, a recuperação, a descoberta da liberdade, a cura, o crescimento. Pode até ser que fiquemos na mesmice, mas a oportunidade se renova dia após dia.
    Neste dia que simboliza ressureição e renovação, vista-se com as vestes brancas da Paz que vem do céu e comemore... JESUS ESTÁ VIVO!! FELIZ PÁSCOA!!!

    ResponderExcluir