sábado, agosto 07, 2010

          ENXERGANDO ATRAVÉS DO OLHAR DA NATUREZA

   Em um dia como estes, em que a natureza parece ter feito uma faxina neste "céu que nos protege", removendo as nuvens e deixando só o sol e sua luz dourada banhando a Terra, estava eu sobre as pedras do emissário submarino na praia do José Menino na minha Santos, meditando sobre a profundidade da camada pré-sal... Do mar, vinha aquela brisa agitando guarda-sóis, coqueiros, palmeiras e pensamentos. O tipo e a direção da corrente de ar não consigo definir, seria uma missão para meu amigo Viviani, aficcionado do vôo livre e exímio piloto de paraglider...
   De repente, talvez como efeito do vento, minha reflexão mudou de direção, voltou-se para "os corações insensíveis", ou seja, para aquilo que imaginamos ser a falta de sensibilidade para apreciar as coisas simples da vida, melhor dizendo, para enxergar a natureza que está à nossa frente: a imensidão e os mistérios que o mar oculta; o céu totalmente azul ou pincelado de branco; o nascer e o pôr do sol; o prateado da lua iluminando nossos caminhos cá na Terra; os ipês com suas flores roxas, amarelas ou brancas, acarpetando as pistas do parque Ibirapuera; o Chorão, com seus galhos em um protesto mudo, tentando mergulhar na água poluída do lago.
Na realidade, "os corações insensíveis" não existem. O que acontece é que normalmente não enxergamos essas belezas.Nossas obrigações materiais, como aluguel, prestações, financiamento, o sobe e desce da Bolsa... turvam nossa visão, não nos deixam ver o que está mais à vista, impedem que a sensibilidade aflore e faça parte de nosso cotidiano. "O coração aberto para as belezas da natureza não fecha minhas contas no fim do mês". Verdade. Mas também é verdadeiro o fato de que, com uma maior integração, enxergaríamos "este mundo que nos rodeia" de uma forma otimista e confiante, certos de que nossos compromissos serão resolvidos a seu tempo e da melhor maneira possível. Vamos tentar? 


Escrito em um lindo domingo de agosto, dia 08, dia dos Pais.  

6 comentários:

  1. Simplesmente lindo!
    Que inveja...risos.
    Eu queria estar vendo esta maravilha que é o mar.
    ontem na parte da tarde eu também estava olhando o ceu lindo azul, que coisa hein!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Anselmo disse....


    Impressionante, ao ler suas linhas me conduzi para a beleza do mar com tudo que ele proporciona, e constatei novamente, como faço em vários momentos de minha história, que tentar ver sempre a beleza na natureza e em outras coisas da vida é de fato uma forma de viver que devemos cultuar. Fato é que tentar ver o lado bom, sempre melhora o nosso astral, revigora nossa existência e protege contra os daninhos pensamentos maldosos, aqueles que tomam conta de nossas cabeças mesmo sem querer. Neste caso, acho que devemos invocar a grande lei da “causa e efeito”, mal compreendida por uns, criticada por outros, mas que se aplica também neste caso. Oras, onde podemos colocar a beleza é impossível que vejamos outra coisa que não a mesma beleza ali está tão bem assentada. Em outras palavras, quando uma coisa não nos parece bela devemos parar e olhar novamente com os olhos do coração, e como diria a musica de Pixinguinha e Braguinha “e só assim, então, serei feliz.... Bem feliz”.

    ResponderExcluir
  3. Como disse outro dia citando Le Corbusier: "O homem só aprendeu a voar depois que parou de tentar imitar os pássaros." E creio que é assim enxergando além (como dizemos lá em Minas: Óia procê vê) que podemos tirar proveito de uma nova maneira de viver. E o contato, a integração com a Mãe Natureza é fundamental para que isso ocorra. Seja sentado, andando ou, até mesmo, voando.
    Parabéns pelo texto.
    Abraço do amigo,

    Antônio Viviani

    ResponderExcluir
  4. Olha, acho que uma das coisas mais simples e que eu amo tanto é o sorriso da minha sobrinha!
    Como aquilo me faz bem! ou mesmo quando uma criança me dá um tchauzinho na rua...ai paro e penso: meu Deus, me faça viver para esses momentos!
    bjs, Dedé!

    ResponderExcluir
  5. Huala, mestre.
    Fico feliz ao ver que alguns seres humanos (e você é um deles) insistem no cultivo de valores ligados à sensibilidade da alma. Nunca é demais nos lembramos do exemplo da água mole em pedra dura. De tanto ouvirmos falar nas belezas que nos cercam, sem que nos demos conta, um dia, abriremos os olhos. E, nesse dia, haverá Luz. Grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  6. Como eu gostaria de estar neste paraiso agora.
    Você é uma das pessoas que conheço que tem este sentimento maravilhoso com relação a tudo.
    você realmente é muito especial mesmo.
    fique com deus meu querido.

    bjs,

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir