quarta-feira, agosto 25, 2010

              NARCISO ACHA FEIO O QUE É ESPELHO? 

- Bom dia doutora! Tudo bem?  - lá estava eu no consultório de minha terapeuta para mais uma conversa.
- Bom dia seu Dedé, graças a Deus tudo bem e o senhor?
- Eu estou ótimo, também graças a Deus e às nossas sessões de terapia e mais ainda agora.
- Como assim?
- Nesta época, eleições à vista, o espírito cívico e patriótico emerge das pessoas, algumas então se destacam, elas querem colaborar.
- É mesmo?
- São esses candidatos a deputado estadual, federal, ao Senado. Cantores ou ex-cantores, humoristas, estilistas, esportistas, enfim, gente - como se diz hoje - de todas as tribos, com o patriotismo aguçado, prontos a servir ao país, criando projetos, leis em benefício do povo...
- Seu Dedé, estou percebendo certo cinismo, um tom de sarcasmo em suas palavras... mas não é bem assim. Evidente, há muitos querendo aparecer, entendem a democracia como um motivo para piada, gozação, mas há outros com vontade mesmo de reverter esse quadro que aí está.
- Eu acho que a maioria deles confunde urna eletrônica com urna histriônica...
- Pode até ser, já que, psicologicamente falando, o histrionismo é um distúrbio próprio de pessoas que querem chamar a atenção, exageradas...
- Ah! Doutora Ana Lisa, a senhora é mesmo uma incorrigível otimista. Aliás, faz parte de sua profissão, mas não podemos levar a sério esse tipo de propaganda eleitoral, mesmo porque, gramaticalmente, essa palavra é derivada do Latim, significando palhaço, comediante, charlatão...
- É um direito seu não aceitar, como também é um direito deles assim se expressar, faz parte da democracia, ou melhor, faz parte da nossa democracia porque o comportamento dessas pessoas traduz - infelizmente- a nossa cultura, é o reflexo do povo brasileiro.
Essas palavras de minha terapeuta não apenas encerraram nossa conversa de hoje como também revelaram o quadro político que está à nossa frente e mais, deixaram a dúvida (contrariando Caetano): será que Narciso acha feio o que é espelho?

4 comentários:

  1. Então seu Dedé...
    Reparou que estamos a pouco mais de um mês de escolhermos "nossos representantes" e não se fala em outra coisa a não ser o baixo nível dos candidatos? Especialmente os que estiveram, em alguma época,em destaque nos palcos e agora na eminente e natural decadência do mundo do espetáculo procuram refúgio nas saias da "Pátria Mãe"? É de se lamentar e rir ao mesmo tempo. Enquanto isso... os "profissionais" dos palácios deitam e rolam ignorando suas fichas sujas e coíbem o trabalho dos humoristas.E o povo, na sua grande maioria, aplaude.
    Há de se pensar... há de se pensar...

    ResponderExcluir
  2. Oi Dedé,

    É difícil de aceitar estes candidatos.
    Acho que deveria ter algum critério para poderem se eleger.
    Terrível mesmo, é saber que quanto mais passa o tempo, pior vai ficando.
    Mas eu não desisto, não vou deixar de votar, tenho esperança.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. O pior é aquele que vota num Tiririca como se fosse um voto de protesto, tal qual aconteceu no ano de 1958 com o rinoceronte Cacareco do zoológico de São Paulo. O animal recebeu cerca de 100.000 votos na eleição para o cargo de vereador em outubro daquele ano. A única e principal diferença é que o bicho não era um candidato real, bem diferente daquele citado no início do texto. Uma pena que a mentalidade do povo brasileiro esteja neste nível onde uma figura como esta tenha pleno potencial de ser eleita.

    Antônio Viviani

    ResponderExcluir
  4. Frequentar o blog de Dedé Gomes, o verdadeiro, é, mais que um prazer, um dever de todos quantos desejem aprender mais a cada dia. Um das coisas que se aprende rapidamente é que palavras bem colocadas vão além de nos oferecer bons textos, pois, além da leitura agradável, acrescentam, sempre, uma visão precisa e ponderada sobre os fatos que nos rodeiam. Sem falar que o amigo, para não deixar dúvidas, esbanja sutilezas ao escrever. Huala, mestre! Abração,

    FG

    P.S. Vou acabar me tornando paciente da Dra. Ana Lisa, tal o estágio dessa terapeuta, em total sintonia com os anseios da alma humana. Na próxima consulta, pergunte a ela se há vaga na agenda para encaixar um admirador.

    ResponderExcluir