sexta-feira, julho 16, 2010

 "FECHAM-SE AS CORTINAS E TERMINA O ESPETÁCULO"


     Nada melhor do que uma conversa com a doutora Ana Lisa - minha psicoterapeuta -  para tentar equilibrar razão e emoção. No consultório, fui chegando e cumprimentando rapidamente:
     - Bom dia.
     - Bom dia seu Dedé. Fique sabendo que eu tinha certeza que o senhor me procuraria por estes dias.
     - É mesmo? Por que?
     - Ora, sei de sua paixão pelo futebol, sei que a Copa do Mundo terminou, o fiasco de nossa seleção...
     E me acomodando no divã, interrompi:
     - Desculpe, mas é isso mesmo, acertou. Dos milhões de brasileiros que se decepcionaram, eu sou um deles, esperava muito mais do time do seu conterrâneo, o Dunga (os dois são gaúchos, ela de Vacaria e ele de Ijuí).
     - Mas no esporte é assim mesmo, um ganha outro perde... - ela estava tentando explicar o inexplicável.
     - Ele, que nunca havia sido treinador, "ganhou" este cargo graças ao vitalício presidente da CBD, Ricardo Teixeira, e o resultado do "esquema tático" de grupo fechado, treinos secretos, concentração fechada, brigas com a imprensa, foi esse que todos sabemos.
     - Seu Dedé - disse ela interrompendo - há uma teoria que explica a nossa personalidade a partir dos quatro elementos da natureza: fogo, água, terra e ar. As reações de impulsividade, raiva e cólera, enquadram o Dunga no elemento Fogo. Isso talvez explique o modo como ele encarou esse trabalho frente à seleção.  Na hora, lembrei dos momentos em que ele socava a armação do banco de reservas...
    - Tá bom doutora, mas... e daí? - já estava ficando inquieto naquele divã. -
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como dizem. Essa abordagem "médico/esotérica": Dunga igual a fogo, fogo igual a Dunga, só me faz concluir que chamuscados, queimados, quase em cinzas, ficamos nós os torcedores.
Foi o bastante para minha analista.
     - Nosso tempo terminou - disse ela encerrando nossa conversa de hoje.
     - Obrigado doutora e até a próxima. 
Já na rua me veio à lembrança Fiori Giglioti, um dos ícones do rádio, com seus bordões: "Aguenta coração...Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo torcida brasileira", não agora no final da Copa, mas bem antes no dia 2 de julho quando, infelizmente para nós, o Mundial acabou. Apesar de tudo, sejamos otimistas desde já, recordando mais uma vez o Fiori que diria: "O tempo passa...abrem-se as cortinas e começa o espetáculo torcida brasileira...o Brasil está estreando na Copa de 2014".
        




Fiori Gigliotti - 1928 (Barra Bonita)
                      2006 (São Paulo)











2 comentários:

  1. Oi Dedé!

    Tudo bem?
    Ta ai,é por você ser diferente, que admiro cada vez mais seu trabalho.
    Tenha uma otima semana.
    Vamos esperar nossa estréia em 2014!

    Um abraço

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir
  2. E, agora, com Mano, vai?
    Acho que nem agora nem em 2014 (se ele durar até lá), mas a esperança é o alento do coração. Em respeito ao fanatismo futebolístico do amigo (quem diria?), que seja. Ótima a lembrança do Fiori, inesquecível. E, para terminar, cá entre nós, Vacaria é? Ah, coitada!

    ResponderExcluir