quinta-feira, junho 24, 2010

A HUMILDADE VENCEU.


Reconhecer nossos erros. Reconhecer quando, por algum motivo, nos excedemos em gestos, atitudes, palavras. A isso chamamos humildade, uma virtude não muito comum aos seres humanos, tanto que nos surpreendemos quando isso acontece. 
"Quero pedir desculpa ao torcedor brasileiro pela minha atitude, a forma como eu me comportei, porque o torcedor, que sempre tem apoiado a seleção brasileira, não tem nada a ver com meus problemas pessoais, ou uma ou outra situação". Assim falou Dunga, em um dos momentos da entrevista desta quinta-feira.   
Ao pedir desculpas pelos palavrões e o bate-boca, durante a coletiva após o jogo contra a Costa do Marfim, o técnico de nossa seleção exercitou aquilo que todos nós devemos cultivar, ou seja, aceitar e respeitar opiniões, resistir aos piores e mais baixos impulsos quando formos injustiçados, ofendidos ou até humilhados.
Essa não é tarefa das mais fáceis para nós seres humanos imperfeitos e, como em nossa conversa anterior destaquei o comportamento nada educado do treinador, mais do que justo agora, neste mesmo espaço, ressaltar o seu desprendimento em reconhecer o erro. 
Desta vez, a humildade venceu e todos nós ganhamos.

6 comentários:

  1. Já era seu fã pelo que você representa no Rádio do Brasil. Lendo suas crônicas,passei a admirar ainda mais seu trabalho. Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Anselmo disse...

    Por vezes tenho a impressão de que as coisas não ocorrem por acaso, é esta é uma destas situações, primeiro, o técnico deixa fluir suas aflições de uma forma nada amistosa, posteriormente e possivelmente refletindo sobre o ocorrido, resolve se desculpar. Isto nos mostra claramente como é o Ser Humano, suas imperfeições, seus deficiências, seus defeitos e da mesma forma mostra que para tudo há jeito, para tudo há uma saída, para tudo há uma forma de se recompensar, esta na verdade é a lição mais sublime, a de que sempre podemos acertar quando queremos, sempre podemos voltar atrás e fazer melhor, aproveitando novamente o ponto, gostaria que muitas pessoas na política tivessem esta mesma vontade de fazer, pelo menos uma vez, diferente.
    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dedé
    Saudações Alvi Esmeraldinas.
    Feliz e contente com a iniciativa do nosso treinador. Nada melhor do que pedir desculpas.
    De minha parte ele está desculpado e voltou a me representar como Brasileiro.
    Torço para mais uma vitória.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    Dedé,

    Nossa você realmente não existe.
    Gostei muito da atitude do Dunga.
    Estou torcendo Muito pela nossa vitória.

    Um abraço,

    Vanessa Gomes

    ResponderExcluir
  5. É justo, é muito justo, é justíssimo.

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu sinceramente não sou nenhum pouco fã do Dunga, mas acho que principalmente nesta reta final o que nos resta, como bons torcedores, é incentivar o Brasil e ponto....afinal de contas querendo ou não é o Dunga quem vai ocupar o lugar de técnico até o fim do Mundial!
    beijos!

    ResponderExcluir