THE LEGEND NEVER DIES



                                                     

Ele nasceu em Omaha, estado de Nebraska, mesma cidade natal de Fred Astaire, do ex-presidente norte-americano, Gerald Ford, e de Warren Buffet. 
Porém, certamente, é seu filho mais ilustre: MARLON BRANDO.
Considerado o maior ator de cinema de todos os tempos, Brando nasceu no dia 3 de abril de 1924, descendente de imigrantes irlandeses.
Em 1944, iniciou a carreira no teatro  na Broadway. com a peça “I Remember Mama”.
Seu maior destaque no palco foi com o drama de Tennessee Williams,"Um Bonde chamado Desejo", sucesso igual ao alcançado no cinema, quando interpretou o mesmo personagem, Stanley Kowalski, no cultuado filme dirigido por Elia Kazan e co-estrelado por Vivien Leigh. Nesse, sua primeira indicação ao Oscar. 
Estreou nas telas, em 1950 com "Espíritos Indômitos",dirigido por Fred Zinnemann, ao lado de Tereza Wright. A partir daí, tornou-se uma lenda viva no cinema, oito vezes indicado ao Oscar e recebendo a estatueta duas vezes, por "Sindicato de Ladrões" (1954), dirigido por Elia Kazan e "O Poderoso Chefão" (1972), de Francis Ford Copolla.
Se no cinema - graças à sua genialidade - acumulou fama, prestígio e fortuna, na vida pessoal o astro viveu cercado de problemas e tragédias, como o suicídio da filha Cheyenne, deprimida depois que seu meio-irmão, Christian (filho de Marlon com a atriz Anna K
ashfi), matou o namorado dela. Durante muitos anos viveu recluso em sua ilha particular na Polinésia Francesa. 
Alguns filmes de Marlon Brando: “Eles e Elas", “JúlioCésar",SindicatodeLadrões"  , "Caçada Humana"

"O Grande Motim”, "Casa de Chá do Luar de Agosto", "O Selvagem", "Viva Zapata", "Apocalypse Now", "A Face Oculta" (único dirigido por ele), "Superman, o Filme", "O Último Tango em Paris", "O Poderoso Chefão". 
Marlon Brando, o mito, morreu em 1 de julho de 2004 em Los Angeles, de fibrose pulmonar. 
Cremado, suas cinzas foram espalhadas em parte no Tahiti e no Vale da Morte, leste da Califórnia.  
                
                Thomas Sean Connery
                                

Sir
Sean Connery, ícone do cinema foi o primeiro ator a representar o agente 007 na telona. Anteriormente, o ator Barry Nelson interpretou o agente no início dos anos 60, na série de TV “Climax”.
Em 25 de agosto de 1930, Thomas Sean Connery nascia em um bairro da classe operária em Edimburgo, Escócia. Filho de um operário de fábrica e motorista de caminhão e sua mãe, uma faxineira. Na juventude, Connery trabalhou como entregador de leite, operário e motorista de caminhão. Serviu na Marinha do Reino Unido durante três anos. Além disso, iniciou carreira como jogador de futebol, foi fisiculturista, e concorreu a Mister Universo em l953, com sua altura de 1.88m. Em l954, atuou em seu primeiro filme, “Lilacs in the Spring”. Em 1999, a revista People o elegeu “o homem mais sexy do século”.

Sean Connery interpretou o espião 007 em sete  filmes, sendo o primeiro em 1962, “007 Contra o Satânico Dr. No”, seguindo com “Da Rússia, Com Amor”,  “Goldfinger”, “Thunderball”,  “Com James Bond, Só Se Vive Duas Vezes”,  “007 Os Diamantes são Eternos”,  “007 Nunca Mais Outra Vez”.

O primeiro James Bond na telona recebeu um Oscar como ator coadjuvante por sua interpretação em “Os Intocáveis”. Sean brilhou também em “A Colina dos Homens Perdidos”, “O Homem que queria ser Rei”, “Marnie, Confissões de uma Ladra”,“O Nome da Rosa”, “O Rochedo”, “Indiana Jones e a Última Cruzada”, “A Caçada ao Outubro Vermelho”, entre tantos outros sucessos de bilheteria no mundo inteiro.

Sir Thomas Sean Connery, ícone do cinema, morreu enquanto dormia, aos 90 anos, em sua casa nas Bahamas.

                    BURT LANCASTER

Burton Stephen Lancaster, um dos maiores astros do cinema, nasceu em Nova York  aos 02 de novembro de 1913. Descendente  de irlandeses, foi um dos cinco filhos de um funcionário dos Correios. Logo cedo demonstrou seu gosto pela ginástica e, com seus 1.88 m, tornou-se jogador de basquete na Universidade. Depois, fez parte de uma dupla de acrobatas se apresentando em circos. Burt serviu na 2ª Guerra Mundial e estreou na Broadway na peça “The Sound of Hunting”. A partir daí, iniciou sua carreira no cinema, tendo participado de quase uma centena de filmes, alguns deles na Europa, dirigido por Luchino Visconti, Bernardo Bertolucci, Louis Malle. Recebeu três indicações ao Oscar, por Atlantic City, O Homem de Alcatraz e A Um Passo da Eternidade, além de muitas outras premiações. 

Finalmente, fez juz à estatueta por sua esplêndida atuação emEntre Deus e o Pecado (Elmer Granty)”. 

Alguns de seus inesquecíveis filmes: A Embriaguez do Sucesso”,  “Pirata Sangrento”,  'A Lista de Adrian Messenger", "O Homem de Alcatraz". 

      

“Vera Cruz”, “Sem Lei e Sem Alma”, “Trapézio”, “Lágrimas do Céu”, “Os Assassinos”, “O Passado não Perdoa”, “Julgamento em Nuremberg”
 “Enigma de uma Vida”, “O Trem”, “1 900”, "O Leopardo"

Burt Lancaster, já com a saúde muito abalada, problemas vasculares, pontes de safena, morreu em Los Angeles, aos 80 anos, em consequência de um ataque cardíaco. Era 20 de outubro de 1994.


                         Sidney Poitier   
                     (20/02/1927 - 06/01/2022)













                Arthur Christopher Orme Plummer
 
 C
anadense de Toronto, Christopher Plummer nasceu em 13 de dezembro de 1929. Ganhou reconhecimento por suas brilhantes atuações no palco, na televisão e no cinema. Em 1954 estreou na Broadway. Interpretou Cyrano de Bergerac, Iago (Othello), Macbeth, Rei Lear e outras produções teatrais. 

Estreou na telona em 1958, no filme dirigido por Sidney Lumet, Stage Struck, estrelado por Henry Fonda e Susan Strasberg. Em 1965, foi aclamado mundialmente por sua atuação como o Capitão George von Trapp, no musical The Sound of Music ( A Noviça Rebelde), ao lado de Julie Andrews. O filme foi dirigido por Robert Wise e baseado no livro The Story of the Trapp Family Singers, de Maria von Trapp.    


                                   

Foi destaque também em “A Queda do Império Romano”, “A Noite dos Generais”, “O Alto Comissário”, “Em Algum Lugar do Passado”. Participou em mais de 100 filmes, recebendo dois prêmios Tony por seu trabalho nos palcos, dois Emmy por atuações na TV, além de um Globo de Ouro, um Screen Actors Guild Award e um British Academy Film Award. Talentoso ator shakespeariano, reconhecido por seu trabalho no palco, cinema e televisão, em uma carreira que se estendeu por mais de seis décadas, Plummer se tornou o vencedor mais velho na história do cinema, aos 82 anos, quando recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Beginners” (Toda Forma de Amor). Em 2010 foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante por “The Last Station” (A Última Estação), e aos 88 anos, foi indicado ao Oscar por All the Money in the World(Todo o Dinheiro do Mundo), tornando-se também o mais idoso ator a receber uma indicação. “Entre Facas e Segredos” e “Verdade e Honra” foram suas últimas interpretações no cinema. 

Casado três vezes, a terceira acima, Elaine Taylor, foi pai de uma única filha, a atriz Amanda Plummer, de seu primeiro casamento, Christopher Plummer morreu aos 91 anos, em sua casa em Weston, Connecticut, depois de cair e bater a cabeça.  Era o dia 5 de fevereiro de 2021.
    


Jerry Lewis (Joseph Levitch)
                                                   (16/03/1926-20/08/2017)


                                      
                                Paul Leonard Newman

Paul Leonard Newman, um dos maiores astros do cinema no século XX, nasceu em Cleveland – Ohio - no dia 25 de janeiro de 1925. Sua mãe, Tereza, era católica; o pai, Arthur, um próspero comerciante judeu.
Newman cursou o Actors Studio, em Nova York, onde teve aulas ao lado de James Dean, Marlon Brando e Geraldine Page.
Em 1954, estreou em Hollywood em "O Cálice Sagrado" segundo ele, o pior filme já realizado, inclusive pediu desculpas a quem tivesse assistido.
Em 56, atuou em "Marcado pela Sarjeta", interpretando o boxeador Rocky Graziano.
De sua filmografia, destacam-se: Gata em Teto de Zinco Quente", ao lado de Elizabeth Taylor; "O Mercador de Almas" - Melhor Ator no Festival de Cannes; "Paixões Desenfreadas", "Doce Pássaro da Juventude", "O Moço de Filadélfia", "Hombre", "Rebeldia Indomável", "Butch Cassidy and Sundance Kid", "Golpe de Mestre", “Inferno na Torre", "A Cor do Dinheiro" (Oscar de melhor ator), "O Indomável - Assim é Minha Vida" (melhor ator no Festival de Berlim). 
Foi indicado como melhor ator por dez vezes pela Academia, e também recebeu, em 85, um Oscar honorário.

Na política, sempre expressou suas tendências liberais, participando de campanhas do Partido Democrata. 
Criou a "Newman's Own", fábrica de condimentos, repassando a maior parte dos lucros para a beneficência.
Aficcionado pelo automobilismo, foi piloto e sócio-proprietário da equipe Newman-HaasRacing, da Fórmula Indy. 
Paul Newman foi casado com Jackie White, com quem teve duas filhas e um filho, Steve, morto por overdose aos 28 anos. Ele se divorciou em 1957, logo depois de filmar "O Mercador de Almas" e casou com Joanne Woodward, com quem trabalhou nesse filme. Eles tiveram três filhas: Elinor, Melissa e Claire.
Fumante por muitos anos, Paul Leonard Newman, foi vitimado por um câncer de pulmão e morreu em sua casa na cidade de Westport, no estado de Connecticut, em 26 de setembro de 2008, aos 83 anos. 


                                                                             Elizabeth Rosemond Taylor 

Nasceu em Londres, 27 de fevereiro de 1932, filha de pais americanos; beleza incomparável, olhos violeta, tornou-se uma das figuras mais cultuadas do cinema. Morreu, aos 79 anos no hospital Cedars Sinai, Los Angeles, em 23 de março de 2011, depois de diagnosticada com insuficiência cardíaca, há sete anos.
Sete maridos (entre eles Conrad Hilton Jr., Michael Wilding, Michael Todd, Eddie Fisher); oito casamentos, (com Richard Burton, duas vezes), recebeu 2 Oscars, por "Disque Butterfield 8" e "Quem tem medo de Virginia Wolf". 

O último grande ícone feminino da Sétima Arte, estreou em 1942 em "There's One Born Every Minute", seguindo-se "Lassie-A Força do Coração”. 
 "Assim Caminha a Humanidade", "A Árvore da Vida", "Um Lugar ao Sol", "Gata em Teto de Zinco Quente", "De Repente, No Último Verão", Cleópatra", "Gente Muito Importante", "O Homem Que Veio de Longe", "A Megera Domada", "Adeus às Ilusões", "Jogo de Paixões", alguns de seus maiores sucessos. Estave afastada da telona desde 1994, quando atuou em "The Flintstones - O filme".
Tornou-se a primeira atriz a receber um cachê de mais de um US$ 1 milhão, quando, aos 24 anos, dividiu a cena com Rock Hudson e James Dean em “Assim Caminha a Humanidade”.

Sofreu, pelo menos,  30 cirurgias, não por razões estéticas. Diversas fraturas (em decorrência da osteoporose), um tumor benigno no cérebro e um tratamento contra o câncer de pele, foram alguns de seus problemas de saúde.
Além disso, se submeteu à internações para desintoxicação por álcool e pílulas.
Elizabeth Taylor foi nomeada Dama Oficial da Ordem do Império Britânico, pela rainha da Inglaterra em 2000.  

                                                  ROCK HUDSON

Rock Hudson nasceu Roy Harold Scherer Jr. em 17 de novembro de 1925, em Winnetka, Illinois e se tornou um ator imensamente popular. Seu pai biológico, Roy Harald Scherer abandonou a família durante a depressão. Quando ele tinha oito anos, sua mãe, Katherine Wood, casou-se novamente e Rock adotou o sobrenome de seu padrasto, Wallace Fitzgerald. Em 1944, ingressou na Marinha, servindo nas Filipinas. Em 46, quando dispensado, decidiu ir para Hollywood tentar a sorte no cinema. Chegou a trabalhar como motorista de caminhão. Um fisico com 1.96m, em uma inegavel beleza masculina e, mesmo sem ter formação como ator e com dificuldade para decorar os textos, foi contratado pela Warner e estreou no filme “Fire Squadron”. Em 1948 a Universal viu nele o potencial para ser um futuro astro e o contratou com direito à aulas de atuação. Com “Sublime Obsessão”, tendo Jane Wyman como partner e dirigido por Douglas Sirk, alcançou o estrelato, chegando à uma indicação ao Oscar por sua interpretação em “Assim Caminha a Humanidade”, ao lado de Elizabeth Taylor e James Dean, dirigido por George Stevens. 

A partir de 1959 fez o par romântico com Doris Day em “Confidências à Meia Noite”, “Volta, Meu Amor” e “Não me Mandem Flores”. Na TV, estrelou a série “McMillan and Wife” com Susan Saint James. Nos anos 80 participou de “Dinasty”. Casou, em 1955, com Phyllis Gates, um casamento arranjado por seu agente, para tentar manter em segredo seu homossexualidade. A união durou apenas 3 anos e o casal se divorciou, enquanto ele estava na Itália filmando “Adeus às Armas” ao lado de Jennifer Jones.

Sua carreira continuou intacta, mas sua vida particular foi torturante, tudo por manter oculta sua sexualidade.  
Em junho de 1984 foi diagnosticado com AIDS e um ano depois anunciou publicamente que sofria desse mal. 
Veio a falecer em 2 de outubro de 1985, aos 59 anos. Foi a primeira celebridade a ser vitimada pela AIDS. Deixou um lindo legado para o cinema e mais ainda por sua corajosa decisão de tornar público sua doença.
                   
                             TONY CURTIS (Bernard Schwartz)

Um dos lendários astros de Hollywood, morreu no dia 29 de setembro de 2010, na cidade de Henderson, estado de Nevada, aos 85 anos.
Protagonista de várias comédias nas décadas de 1950 e 1960, tem em "Quanto mais quente melhor", de Billy Wilder, estrelada ao lado de Jack Lemmon e Marilyn Monroe, um dos seus maiores sucessos.


Em 58, recebeu a indicação ao Oscar por seu excepcional trabalho no filme de Stanley Kramer "Acorrentados", onde contracenou com outro ícone das telas, Sidney Poitier.

Filho de imigrantes húngaros, Tony Curtis, atuou em mais de 140 filmes, entre eles "Spartacus”, “A Embriaguez do Sucesso”, “Trapézio”, “As Hienas do Pano Verde”, “Anáguas a Bordo”, “A Corrida do Século”, “O Homem que Odiava as Mulheres”, “Hodini”, “Os Vikings”.
Foi casado 6 vezes, inclusive com Janet Leigh, mãe de suas filhas Jamie Lee Curtis e Kelly e com, a também atriz, Christine Kauffman, austríaca, com quem filmou na Argentina,“Taras Bulba”.
Sua última esposa foi a ex-modelo Jill Vanderberg, 45 anos mais nova do que ele.


                      KIRK DOUGLAS (Issur Danieloyitch Demsky)


Lenda viva do cinema nasceu em Amsterdam  (localidade do Estado de Nova York) em 9 de dezembro de 1916 e morreu em Beverly Hills (EUA), no dia 5 de fevereiro de 2020. Havia completado 103 anos. Seus pais eram imigrantes judeus, originários da Bielorússia. Serviu na Marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial. Ator, produtor, escritor. Recebei em 1081 a Medalha Presidencial da Liberdade,, a maior homenagem a ser prestada peki Governo dos Estados Unidos a um civil. 


Recebeu três indicações ao Oscar, por "Champion"(19490; "The Bad and the Beautiful"(1952) e "Lust for Life" (1956)Em 1966, recebeu o Oscar Honorário por 50 anos de modelo moral e criativo para a indústria cinematográfica. Em 1943, casou-se com a atriz Diana Dill, com quem teve seus ilhos, Michael Douglas e o produtor Joel Douglasl Em 1954, casou  com Anne Buyden, com quem teve outros dois filhos, o ator e produtor Eric Anthony (morto por uma overdose) e o produtor Peter Vincent.


Centenas de filmes memoráveis: "Van Gogh" "Spartacus" "20 mil Léguas submarinas", "A Montanha dos Sete Abutres", "Sem Lei e Sem Alma". "G;ória Feita de Sangue". "Vilings". E não teríamos mais espaço para inumerar os sucessos desse lendário ator.  


                                Michael Douglas   
                                      
                  Calçada da Fama em Hollywood



               MARILYN MONROE (NORMA JEANE MORTENSEN)

Los Angeles 02 de junho de 1926 - 05 de agosto de 1962. 
Estrelou 29 filmes, a partir de 1948, tornando-se o maior sex-simbol do cinema.
Sucessos de Marilyn na tela: “O Inventor da Mocidade”, “Páginas da Vida”, “Torrentes de Paixão”, “Os Homens Preferem as Loiras”, “Como Agarrar um Milionário”,  

“O Rio das Almas Perdidas”, com Robert Mitchum.
“Mundo da Fantasia”, “O Pecado Mora ao Lado”, “Nunca Fui Santa”, “O Príncipe Encantado”, “Quanto Mais Quente Melhor”, “Adorável Pecadora”,“Os Desajustados”, “Something's Got To Give” - produção não concluída, Marilyn Monroe faleceu na época das filmagens.

                      DORIS DAY (Doris Mary Kapellhof )
            

Nasceu em Cincinatti (Ohio) em 03 de abril de 1922 e faleceu em Carmen Valley Village (California), aos 97 anos, em 13 de maio de 2019. Cantora, bailarina, atriz, um dos mitos de Hollywood. Iniciou a carreira artística como cantora nos anos 1940 e junto com Sarah Vaughn, Dinah Shore, Billie Holiday, criaram a modalidade feminina na música pop. No cinema, iniciou com “Romance em Alto Mar”(1948). Em 1959, foi indicada ao Oscar de melhor atriz por “Pillow Talk”-“Confidências à Meia-Noite”, onde estrelou ao lado de Rock Hudson.
Em sua extensa filmografia, destacamos “Tea for Two”, “April in Paris”, “Calamity Jones”,
“Young at Heart”, “The Man Who KowsToo Much”, sucesso na trilha musical com “O que será, será”, “Send Me No Flowers”, “Midnight Lace” (indicada ao Globo de Ouro), entre tantos sucessos. Doris Day,
Linda, loira, olhos azuis, uma atriz digna representante de The Legend Never Dies.
                              

                      CARY GRANT (ARCHIBALD ALEXANDER LEACH)  

Nasceu em Bristol, Grã-Bretanha, 18 de janeiro de 1904; morreu em Davenport, Iowa, USA, vítima de um AVC em 29 de novembro de 1986, aos 82 anos.
Um dos inesquecíveis astros de Hollywood, conquistou a fama internacional a partir de 1946 quando atuou, ao lado de Ingrid Bergman, em "Interlúdio", dirigido por Alfred Hichtcock.


Galã irrepreensível, sinônimo de elegância nas telas.


"Tarde demais para Esquecer", 1957, com Deborah Kerr, consolidou sua carreira. 
Outros sucessos: “Devagar, não Corra”, “Papai Ganso”, “Charada”, “Carícias de Luxo”, “Do Outro Lado o Pecado”, “Anáguas a Bordo”, “Intriga Internacional”, “Tentação Morena”, “Indiscreta”, “Apenas um Coração Solitário” (Indicado ao Oscar), “O Mundo é um Manicômio”, “Aventureiro da Sorte”. 
Em 1970, Cary Grant recebeu um Oscar honorário da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood. 
 
                                         
                        Eldred Gregory Peck

Um dos mais populares atores de Hollywood, a partir de 1944 quando estreou com o filme “Quando a Neve Tornar a Cair”,  Gregory Peck chegou ao estrelado com “As Chaves do Reino”, obtendo sua primeira indicação, entre as cinco, ao Oscar.
Foi premiado com a estatueta e com o Globo de Ouro em “O Sol é Para todos”(To Kill a Mockingbird- 1962).

Numa carreira brilhante, destaque entre os seus mais de 50 filmes, para “A Princesa e o Plebeu” (Roman Holiday), “Quando Fala o Coração” (Spellbound), “Os Canhões de Navarone”, “Virtude Selvagem”, "Moby Dick" “Da Terra Nascem os Homens”, "Estigma da Crueldade", “Duelo ao Sol”, “Círculo do Medo”, "A Profecia" e o já mencionado “O Sol é Para Todos”, (Oscar de melhor ator).
Refletia na tela o que era na vida real, decente, corajoso, de boas ações. Foi presidente da Motion Picture Academy, American Cancer Society e outras significativas associações.
Nasceu em La Jolla, California, em 5 de abril de 1916. Em 12 de junho de 2003, aos 87 anos, Gregory Peck morreu em Los Angeles.
 Com Audrey Hepburn em "A Princeza e o Plebeu".

                       Ernest Borgnine (Ermes Effron Borgnino)

Um dos maiores dos bons tempos de Hollywood, um ícone das telas, morreu aos 95 anos em Los Angeles em 08 de julho de 2012. 
Nascido em 24 de janeiro de 1917 em Hamden, Connecticut, filho de imigrantes italianos, serviu na Marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial. 
Atuou em mais de 200 filmes, entre os quais: "Os Vikings" "Os Doze Condenados", "Meu Ódio Será Tua Herança", "O Imperador do Polo Norte", "Fuga de Nova York", "O Vôo da Fênix", "Gattaca", "Estação Polar Zebra","O Destino do Poseidon". 
Vencedor do Oscar de melhor ator por "Marty"(1955).

Na TV, Ernest Borgnine participou de várias séries, entre elas: "A Marinha de McHale", "The Single Guy" e "Águia de Fogo."                             
24/01/1917 - 08/07/2012
      
 
                                               
                                             PETER SEAMUS O'TOOLE

O irlandês Peter O'Toole morreu aos 81 anos, no domingo 15 de dezembro de 2013. Estrelou o filme "Lawrence da Arábia" em 1962, dirigido por David Lean, e foi indicado oito vezes ao Oscar durante a carreira. 
O ator também atuou em "O último imperador" (1987) de Bernardo Bertolucci, "O leão no inverno" (1968), com Katharine Hepburn, e vários outros filmes em quase seis décadas de carreira no cinema.

Nascido em County Galway, na Irlanda, e criado em Leeds, na Inglaterra, começou a carreira no teatro britânico e se consagrou em uma das suas primeiras atuações no cinema, "Lawrence da Arábia". O trabalho de 1962, na pele de um militar inglês que lutou no Oriente Médio na Primeira Guerra Mundial, foi o mais marcante de O'Toole e ajudou a transformar o longa em um clássico do cinema.

Recebeu um Oscar honorário em 2003 - uma forma de a Academia de Hollywood compensá-lo por não conseguir a estatueta em nenhuma das  indicações ao prêmio. Foi premiado quatro vezes no Globo de Ouro, uma no Emmy e uma no Bafta, entre outros reconhecimentos.
                                                         
                                                       ELI HERSCHELL WALLACH

Quem não lembra de “The Ugly, the bad and the beautiful”, no Brasil “Três Homens em Conflito”, o spaghetti western de Sergio Leone? Pois lá estava ele, Eli Wallach, com o personagem Tuco , e em mais de 90 filmes, uma carreira de mais de 60 anos. Só pra relembrar alguns: “Baby Doll” (estreia em 1956), “Sete Homens e um Destino” (Calvera), “A Conquista do Oeste”, “Os Desajustados”, “O Poderoso Chefão III”, “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme”. 
No Teatro, TV, Cinema, Wallach, um ator de muitos personagens levados à perfeição. 
Em 2010 recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra.  

Foi casado, com a também atriz Anne Jackson, a quem conheceu no palco quando atuaram na peça de Tenesse Williams “This Property is Condemned”, união que perdurou por 66 anos. 

Eli Wallach morreu em 24 de junho de 2014, aos 98 anos, na cidade de Nova York. 

  
                                                         Jean-Paul Belmondo

Nascido em Neully-sur-Seine em 09 de abril de l933, era filho de um escultor e de uma pintora. Alcançou o status de grande ator quando estrelou "Acossado", dirigido por Jean-Luc Godard (1959). 

Em 1964 esteve no Brasil onde filmou "L'Homme de Rio, de Phillipe de Broca. Quando jovem era um apaixonado pelo boxe, chegando a tentar carreira. Sua formação como ator aconteceu no Conservatório de Paris, mas não concluiu o curso. Em 50 anos de trajetória, participou de 80 filmes. Recebeu a Palma de Ouro, em Cannes, 2011 e, pelo conjunto da obra, o Leão de Ouro em Veneza, 2016. 

Em sua filmografia, destacam-se: "O Demônio das Onze Horas", "Duas Mulheres" (filme que deu o Oscar a Sophia Loren), 

                                     "Umberto D", "Borsalino" (com Alain Delon)

"O Magnífico", "A Sereia do Mississipi", Pierrot, le Fou", "Os Miseráveis", "Um Homem e seu Cachorro". 
  
O ator francês, ícone da Nouvelle Vague, faleceu em 06 de setembro de 2021 em Paris.
 

                                           LAUREN BACALL (Betty Joan Perske)

Lauren Bacall (16/09/ 1924–12/08/2014), lendária atriz norte-americana. Filmografia de sucessos, “Como Agarrar um Milionário”, “O Espelho tem Duas Faces”, “Dogville”, inclusive por sua parceria com o não menos inesquecível Humphrey Bogart, com quem casou em 1945 (até 1957) e atuou em “Uma Aventura na Martinica”, “À Beira do Abismo”, “Prisioneiro do Passado” e “Paixões em Fúria”. 
Recebeu o Globo de Ouro em 1996, como melhor atriz coadjuvante por “O Espelho tem duas Faces” e um Oscar honorário pelo conjunto da obra em 2010.
Lauren Bacall com seu segundo marido, o ator Jason Robards Jr. e o filho Sam. (Foto: William Lovelace-Getty Images)


                             Omar Shariff  (Michel Demitri Shalhoub )
(Alexandria10 de abril de 1932 - Cairo10 de julho de 2015

Omar Sharif nasceu Michel Demetri Chalhoub em Alexandria. 
Era uma figura proeminente do cinema egípcio até ser convidado para atuar em “Lawrence da Arábia”, pelo produtor Sam Spiegel e pelo diretor David Lean. Assim, ele interpretou Sherif Ali. 

Por sua atuação, foi premiado com o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e indicado ao Oscar. A partir daí, tornou-se um astro do cinema internacional e teve em “Doutor Jivago” seu papel mais lembrado. 

Mulheres, cigarro, bebida e o jogo – Sharif era reconhecido como um dos maiores jogadores de bridge  levaram a um declínio acentuado em sua carreira artística, levando-o a participar de produções obscuras, filmes de TV e mini-séries. Conseguiu, em 2003, reverter esse quadro ao atuar no filme francês “Monsieur Ibrahim”, recebendo o prêmio César de melhor ator. Em 2005 recebeu a medalha Unesco por sua contribuição ao cinema mundial e diversidade cultural. No mês de maio de 2015, seu filho, Tarek, revelou que Omar estava com o Mal de Alzheimer. Foi casado com Faten Hamama., de quem se divorciou em 1974. Morreu no Cairo, aos 83 anos, vítima de um ataque cardíaco. Deixou dois netos. 


Sharif com a esposa, Faten e o filho Tarek, em 1965.
                                   Os principais filmes: 

 "Lawrence da Arábia"(1962),

"A Queda do Império Romano"(1964),

"O Rolls-Royce Amarelo"(1964),
"Doutor Jivago"(1965)

 "Felizes Para Sempre"(1967)

"A Noite dos Generais"(1967)

"Funny Girl - A Garota Genial"(1968)

"Causa Perdida - Che Guevara"(1969)
"O Último Refúgio"(1971)
"Juggernaut-Inferno em Alto-mar"(1974)
"Funny Lady"(1975)
"Top Secret! Superconfidencial"(1984)
“Os Possessos" (1988)
“O Ladrão do Arco-Íris" (1990)
"O 13º Guerreiro" (1999)
"Uma amizade sem fronteiras" (2003)
"Mar de Fogo" (2004)
"Al Mosafer" (2009)"
"Um Castelo na Itália" (2013)  
“Rock the Cabash” (2013), 


                                                           MAUREEN O'HARA
Maurren O'Hara (Maureen FitzSimons) 17/08/1920-Ranelagh, Dublin, Irlanda - 24/10/2015-Boise, Idaho, USA.


                                               Mike Nichols (Michael Igor Peschkowsky)
(Foto: AP Chris Pizzello - 2010))
De origem alemã, nascido em Berlim, o cultuado cineasta americano morreu aos 83 anos. (06/11/1931-19/11/2014). 
Vencedor do Oscar como diretor de “A Primeira Noite de um Homem”, Nichols também esteve à frente de “Closer:Perto Demais”, “Silkwood- O Retrato de uma Coragem”, “Uma Secretária de Futuro”, “Quem Medo de Virgínia Woolf” (indicado ao Oscar), “Gaiola das Loucas”, “Uma Lição de Vida”, entre tantos outros sucessos.  
     
(Foi casado com Diane Sawyer, apresentadora da ABC News - Foto: AP Chris Pizzello - 1997)

JOAN FONTAINE (Joan de Beauvoir de Havilland)

 

Em 15 de dezembro de 2013, morreu a atriz britânico-americana Joan Fontaine, vencedora de um Oscar por seu papel em "Suspeita". Joan, ícone do cinema nos anos 1940, tinha 96 anos.
Foi indicada três vezes ao Oscar de melhor atriz e venceu uma vez, em 1942, com o filme "Suspeita", do diretor Alfred Hitchcock, em que contracenou com Cary Grant. Foi a única atriz a vencer o prêmio da Academia por um filme do mestre do suspense.


Joan Fontaine também atuou em "Rebecca: A mulher inesquecível" (1940), "De amor também se morre" (1943), "Carta de uma desconhecida" (1948), e "Ivanhoé: O vingador do Rei" (1952).
Com a carreira cinematográfica em declínio a partir da década de 1950, Fontaine atuou na televisão e em musicais da Broadway, como "O leão no inverno". Era irmã da também atriz, Olivia de Havilland, atualmente com 97 anos.

                                    Ernestine Jane Geraldine Russel. 
 
Nascida em 21 de junho de 1921, Minnesota, Estados Unidos.
Chegou ao estrelado com o filme "O Proscrito" (1943), dirigido por Howard Hughes. Ele a “descobriu” quando Jane trabalhava como recepcionista em um consultório dentário.
Atuou em "Seu Tipo de Mulher" (1951), também ao lado de Marilyn Monroe em "Os Homens Preferem as Loiras" (1953), seu maior sucesso na tela, entre os 25 filmes onde atuou. Foi um dos maiores sex-simbols na época.
O último foi a produção de 1970, "A Morte Não Marca Hora".
JANE RUSSEL faleceu no dia 28 de fevereiro de 2011, aos 89 anos.


                                       ANITA EKBERG (Kerstin Marianne Ekberg)

Anita Ekberg, musa do cinema, começou a trabalhar como modelo e, em 1950, aos 20 anos, venceu o concurso de beleza em Malmö, cidade sueca onde nasceu. No ano seguinte, a beleza estonteante da garota lhe rendeu o título de Miss Suécia. No Miss Universo, ficou entre as seis finalistas.
Nos EUA, ela conheceu Howard Hughes, milionário produtor, que a convidou a trabalhar para ele, desde que ela mudasse de nome, o que ela recusou. Anita foi procurada por estúdios, chegando a contracenar com Jerry Lewis e Dean Martin em "Artistas e Modelos" (1955) e no drama, "Guerra e Paz", dessa vez na Europa. 
Em 1956, ganhou o Globo de Ouro de revelação por seu papel em "Rota Sangrenta". Mas, foi distante de Hollywood que ela se tornaria uma musa do cinema, graças ao genial Federico Fellini que a convidou para viver Sylvia, em "La Dolce Vita", ao lado de Marcello Mastroiani. Ela interpretou uma famosa atriz sueco-americana alvo preferido dos fotógrafos, os chamados “paparazzi”. O filme recebeu a Palma de Ouro em Cannes, 1960. Alí ela se eternizou em cenas deslumbrantes. 
Seus romances - entre eles com Errol Flynn e Frank Sinatra – eram um “prato cheio” para os "paparazzi", termo criado por Fellini em "La Dolce Vita". Com o diretor italiano, Anita participou também de “Bocaccio 70”, “Os Palhaços” e “Entrevista”.

Após a década de 70 ficou afastada das telas. 
Voltou a atuar no últimos anos de vida em papéis no cinema e tv italianos. 
(Malmoë – Suécia 29/09/31 – Roma 11/01/2015)
                                     DINO DE LAURENTIS (Agostino De Laurentis)
 
Nasceu em Torre Annunziata, Itália, em 8 de agosto de 1919. Produtor ícone do cinema, entre as mais de 500 produções: "La Strada", "Barbarela", "Noites de Cabíria", "Hannibal", "Arroz Amargo", "Ulisses", "Europa 51", "Serpico", "O ovo da serpente", "Bocaccio 70"," Dune". Foi casado com Silvana Mangano e Martha Schumacher.  Morreu aos 91 anos, em 19 de novembro de 2010, em Los Angeles.
 
                              LESLIE William NIELSEN

Mais conhecido por suas atuações em comédias, o canadense Leslie Nielsen, morreu aos 84 anos, em 28/11/2010 em um hospital da Flórida, onde estava internado com pneumonia.
Nielsen se destacou, principalmente, pelo humor escrachado em: 
"Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu", "Corra que a Polícia vem aí", "Drácula, morto mas feliz", "A Repossuída". Em 1956, atuou em "O Planeta Proibido", um clássico da ficção e em 1972, "O Destino do Poseidon".


                                               PETER Michael FALK

Nasceu em 16 de setembro de 1927 em Nova Iorque, no seio de uma família judia, com pai russo e mãe tcheca. Aos três anos, um tumor maligno fez com que perdesse um olho. Como muitos de sua geração, começou sua carreira no teatro tendo, no final dos anos 1950 atuado em produções na Broadway, passando logo depois para Hollywood. Recebeu duas indicações ao Oscar como coadjuvante: em 1960 por “Assassinato S.A.” e em 1961 por “Dama por um Dia”, dirigido por Frank Capra.

                                               

Ganhou notoriedade mundial ao interpretar, por mais de 30 anos na TV, o detetive “Columbo”. Morreu na madrugada de uma sexta-feira, 24 de junho de 2011, em Beverly Hills, na California.
Estava com 83 anos e teve falência múltipla dos órgãos. Sofria do Mal de Alzheimer há alguns anos.

                               BLAKE EDWARDS (William Blake Crump)
Responsável por grandes sucessos, o diretor norte-americano nasceu em Tulsa, Oklahoma, no dia 26 de julho de 1922 e faleceu em 15 de dezembro de 2010, em Santa Mônica, Califórnia.
Complicações decorrentes de uma pneumonia causaram a morte do cineasta que tinha 88 anos, um verdadeiro mestre da comédia americana. Durante a 74ª edição do Oscar, ele recebeu, das mãos de Jim Carrey, um prêmio honorário por sua carreira. Foi casada com a atriz Julie Ccristie.

 

Alguns dos filmes dirigidos por Blake Edwards: "Bonequinha de Luxo", "Um Tiro no Escuro", "Um Convidado Bem Trapalhão", "A Pantera Cor de Rosa", "Vício Maldito", "Victor ou Victória", "Mulher Nota 10", "Escravas do Medo", "Anáguas a Bordo", "Hienas do Pano Verde", "A Corrida do Século", "Os Dois Indomáveis", "Lili, Minha Adorável Espiã".                                 
                                          

2 comentários:

  1. Magnífico esse blog. Homenageia ícones da era dourada do cinema. Imperdível para pesquisas

    ResponderExcluir